Dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal do Papa Emérito Bento XVI, negou informações da mídia de que o Papa Emérito Bento XVI perdeu sua voz.

A agência de notícias católica austríaca Kathpress informou, em 4 de dezembro, que Dom Gänswein havia confirmado que o papa emérito, de 93 anos, ainda conseguia falar claramente.

Anteriormente, circularam notícias na imprensa italiana e nas redes sociais sugerindo que o teólogo alemão, que foi papa entre 2005 e 2013, não podia mais falar.

CNA Deutsch, agência em alemão do Grupo ACI, esclareceu o que Dom Gänswein falou a Kathpress foi que a voz de Bento XVI havia se tornado "muito fraca e fina".

Os rumores sobre a voz do Papa emérito surgiram depois que se reuniu com os novos cardeais no mosteiro Mater Ecclesiae, sua residência no Vaticano, em 28 de novembro. Bento XVI dirigiu palavras de encorajamento aos cardeais por meio de um microfone.

Em agosto, os meios alemães informaram que ele sofria de erisipela facial, uma infecção bacteriana na pele que causa erupções vermelhas e dolorosas.

Segundo informações, desenvolveu a doença após uma visita de despedida ao seu irmão mais velho, Monsenhor Georg Ratzinger, na Baviera, em junho. Seu irmão morreu em 1º de julho, aos 96 anos.

No entanto, o Vaticano declarou que a condição de Bento XVI não era grave, embora sofresse de uma doença dolorosa.

A sala de imprensa do Vaticano citou o Arcebispo Gänswein dizendo que “as condições de saúde do Papa Emérito não são motivo de especial preocupação, exceto as de um homem de 93 anos que está superando a fase mais aguda de uma doença dolorosa, mas não grave”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: