O Bispo de Cametá (PA), Dom José Altevir da Silva, expressou sua solidariedade após o assalto a uma agência bancária realizado na madrugada de 2 de dezembro, que aterrorizou a cidade com barulhos de tiros e deixou um morto e um ferido.

A cidade de Cametá foi alvo da ação de uma quadrilha com armas de alto calibre na madrugada de 2 de dezembro. Os criminosos assaltaram uma agência bancária, usaram explosivos e fizeram reféns.

Um homem foi morto após ser feito refém e outra pessoa, atingida na perna, foi internada, mas sem risco de morte.

Na ação, os bandidos cercaram o Batalhão da Polícia Militar para impedir a saída dos policiais e também usaram reféns como escudos para se deslocar pelas ruas.

O caso aconteceu um dia após uma ação de características semelhantes ter aterrorizado os moradores de Criciúma (SC), quando uma quadrilha também assaltou uma agência bancária.

Após o ocorrido, o Bispo de Cametá publicou uma nota manifestando toda “solidariedade” à população local e a todos os municípios da Diocese, “que sofrem dia após dia com tanta violência”.

“Venho em nome da nossa Diocese, como Igreja comprometida com a vida, expressar nossa solidariedade com a família do jovem que perdeu sua vida, com todos os policiais, especialmente os feridos, na busca de proteção para o povo desta cidade”, bem como “com as famílias de todos que foram feitos reféns, mas com a graça de Deus foram libertados”, expressou Dom José Altevir.

Na mensagem à população, o Prelado pediu que “Deus proteja o seu povo, fortaleça a fé, a esperança em dias melhores”.

Para isso, indicou, “precisamos contar com medidas proativas ligadas à segurança pública, em todo o nosso país”.

Dom José Altevir assinalou que, atualmente, “a violência urbana não é uma preocupação exclusivamente das grandes cidades”, pois se trata de um problema que “pode ser observado também em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram um aumento no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que deixa as populações locais apreensivas”.

“Isso comprova que a violência tem tomado proporções gigantescas e atualmente é configurada como um grande atentado à vida, que carece de uma solução urgente”, ressaltou.

Aos moradores que foram atemorizados pela ação criminosa em Cametá, o Bispo recordou que “Deus está presente na cidade” e “esta presença nos ajuda a superar a ‘cultura do medo’ e adotar a ‘cultura da confiança, vigilância e liberdade’”.

Confira também: