A tradicional árvore de Natal natural que decora a Praça de São Pedro, no Vaticano, chegou na madrugada de 29 para 30 de novembro.

Neste ano, a árvore de Natal é um abeto de 28 metros de altura e 70 centímetros de diâmetro que vem da região de Kočevje, na Eslovênia.

A cerimônia de iluminação da árvore será no dia 11 de dezembro.

O presépio será composto por estátuas de cerâmica maiores que o tamanho natural que serão colocadas sobre uma plataforma luminosa de quase 125 metros quadrados, que circundará o obelisco central da Praça de São Pedro.

As decorações natalinas – árvore e presépio – ficarão visíveis na Praça de São Pedro de 11 de dezembro a 10 de janeiro de 2021, dia em que termina o tempo do Natal, com a festa do Batismo do Senhor.

Segundo informou o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, o tradicional espaço dedicado ao Natal na Praça de São Pedro "pretende ser um sinal de esperança e confiança para todo o mundo" e quer "expressar a certeza de que Jesus vem entre seu povo para salvá-lo e confortá-lo. Uma mensagem importante neste tempo difícil devido à emergência sanitária pela COVID-19 ”.

Em 2018, o Papa Francisco desejou que “o presépio e a árvore, símbolos fascinantes do Natal, possam levar às famílias um reflexo da luz e da ternura de Deus, para ajudar todos a viverem a festa do nascimento de Jesus”.

Sobre a árvore de Natal, com as suas luzes, o Santo Padre explicou, então, que “nos recorda que Jesus é a luz do mundo, é a luz da alma que expulsa as trevas das inimizades e abre espaço ao perdão”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: