Devido à emergência sanitária provocada pela COVID-19, o Papa Francisco não irá, como costuma fazer todos os anos em 8 de dezembro, à Praça Espanha de Roma, onde se encontra o monumento à Imaculada Conceição.

“A decisão de não ir à Praça Espanha à tarde para o tradicional ato de veneração à Imaculada Conceição deve-se à persistente situação de emergência sanitária e para evitar o risco de contágio provocado por aglomerações”, informou, neste dia 30 de novembro, o diretor da Sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

No entanto, no dia 8 de dezembro, o Papa Francisco “fará um ato de devoção particular, confiando a Nossa Senhora a cidade de Roma, os seus habitantes e os muitos doentes em todas as partes do mundo”, acrescentou Bruni.

Desta forma, está previsto que na próxima festa da Imaculada Conceição, o Santo Padre só conduza a oração do Ângelus ao meio-dia (hora de Roma) da janela do Palácio Apostólico do Vaticano.

O monumento à Imaculada Conceição de Maria na Praça Espanha de Roma consiste em uma coluna de 12 metros de altura sobre a qual está uma imagem de bronze da Virgem feita pelo escultor Giuseppe Obici.

Segundo a tradição, este monumento foi inaugurado em 8 de dezembro de 1857 por 220 bombeiros. Por isso, todos os anos, um grupo de bombeiros (“vigili del fuoco”) coloca uma guirlanda de flores no braço da Virgem.

Além disso, os Pontífices costumam rezar diante desta estátua mariana todos os dias 8 de dezembro. Ocasião em que também participam autoridades civis e eclesiásticas, bem como cidadãos e turistas.

Celebrações de Natal

Anteriormente, o Vaticano informou que as celebrações litúrgicas do Natal presididas pelo Papa Francisco acontecerão sem a presença dos fiéis.

Esta comunicação foi enviada ao corpo diplomático perante a Santa Sé pela Secretaria de Protocolo, na qual indicou-se também que as cerimônias do Pontífice serão transmitidas ao vivo, como ocorreu na última Semana Santa e Páscoa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: