A Arquidiocese do Rio de Janeiro emitiu um comunicado informado que foram tomadas medidas após a promoção de uma apresentação considerada por muitos como blasfema na Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo; entre tais medidas, a realização de um ato penitencial público.

A apresentação em questão foi o espetáculo “My Sweet Lord (Meu Doce Senhor) - Hare Krishna”, realizado no dia 24 de outubro dentro da Basílica, com referências a deuses pagãos.

No comunicado, a Arquidiocese do Rio assinalou que, “ao tomar conhecimento do mesmo, a autoridade eclesiástica chamou o Pároco, para tomar ciência”. Dessa forma, “após ouvi-lo, tomou as providências conforme as normas canônicas (cf. Cân. 1376), e recordou que era inapropriado o local para tal evento”.

Segundo o pároco, cônego Marcos William Bernardo, “o ato cultural foi realizado sem a presença do Santíssimo Sacramento no templo, tendo sido levado à uma capela privada na casa paroquial”.

Como consequência, indicou a nota, a postagem do evento foi retirada “das páginas das redes sociais da paróquia” e realizaram “de forma privada uma celebração penitencial”.

Além disso, “inteirado do incômodo espiritual causado aos fieis católicos, o pároco realizou também na Solenidade de Cristo Rei, um ato penitencial público, durante a celebração da Santa Missa dominical, conforme fora determinado pela autoridade eclesiástica da mesma Arquidiocese, única competente para emitir o juízo definitivo e orientar nestes casos, completou o comunicado.

O espetáculo

O espetáculo “My Sweet Lord (Meu Doce Senhor) - Hare Krishna” faz parte do evento cultural “Temporada Teatral, da Expo Religião, com realização da FUNARJ.

Um vídeo da apresentação foi publicado no Youtube de Expo Religião, “uma Feira Inter-Religiosa que através de suas atividades demonstra sociedade que a convivência é possível desde que haja respeito”, assinala o canal.

Na descrição deste espetáculo, explicam que é “um concerto musical teatralizado, criado especialmente para o Encontro Inter Religioso da Cidade do Rio de Janeiro, a ser realizado em outubro 2020”.

“Em formato de concerto musical teatralizado, concebido por seu autor Ciro Barcelos,o espetáculo se propõe a uma performance musical celebrativa, através de canções e mantras de diversos compositores que expressam a espiritualidade e a busca pelo autoconhecimento”, afirmam.

Além disso, indicam que “este projeto visa levar a história de uma religião a um espaço religioso diferente. Um verdadeiro intercâmbio religioso e cultural desconstruindo a intolerância”.

Confira também: