Seis peregrinos e suas histórias em um percurso de 800 quilômetros durante 42 dias, essa é a realidade retratada pelo documentário “Caminho da Superação: Santiago de Compostela”, que explora temas de espiritualidade, bem-estar e religião.

O longa-metragem foi lançado em um portal desenvolvido exclusivamente para sua exibição e já pode ser alugado. Trata-se de uma co-produção entre Nova Zelândia e Austrália, dirigida pelos estreantes Fergus Grady e Noel Smyth, ambos admiradores do Caminho de Compostela.

No Brasil, tem como distribuidora a Lança Filmes, a mesma de “Amor e Misericórdia: Faustina”, sobre Santa Faustina Kowalska.

O documentário foi premiado em diversos festivais e foi sucesso de público em seu país de produção, a Nova Zelândia.

Segundo os diretores, o objetivo “era criar um documentário observacional que capturasse o espírito do Caminho de Santiago e as lutas dos personagens ao fazê-lo”. Assim, decidiram acompanhar passo a passo cada personagem nesta jornada, por uma das rotas do Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha.

“Cada noite, escolhemos quem seguir no dia seguinte, dependendo do que cada indivíduo estava passando”, contam.

Ao procurar os personagens, os diretores abordaram alguns que conheciam pelos seus papéis ativos na comunidade do Caminho (Sue e Claude). Encontraram ainda a história de Terry no jornal que também os levou a seu genro Mark. Por fim, Julie e Cheryl foi por meio de um anúncio que colocaram em um boletim informativo de uma empresa de viagens.

Assim, conforme explica a produção, este filme busca levar às pessoas, no conforto de suas casas, a experiência do Caminho de Santiago de Compostela, “trazendo lembranças para quem já fez o percurso e incentivando aqueles que ainda não o fizeram”.

Para assistir “Caminho da Superação: Santiago de Compostela”, acesse AQUI.

Confira também: