O Vaticano informou nesta terça-feira, 24 de novembro, que o novo bispo de Qingdao, Dom Thomas Chen Tianhao, é o terceiro bispo nomeado e ordenado segundo as disposições do acordo entre a Santa Sé e a China.

“Em relação à notícia da recente ordenação episcopal em Qingdao (província de Shandong), posso confirmar que o Reverendo Thomas CHEN Tianhao é o terceiro bispo nomeado e ordenado no âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China sobre a nomeação de bispos”, disse Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa do Vaticano, aos jornalistas.

“Posso também acrescentar que certamente são esperadas no futuro outras consagrações episcopais porque há vários processos para novas nomeações em andamento”, acrescentou.

Bruni não especificou quem são os outros dois bispos ordenados sob o acordo.

Em outubro, a Santa Sé e a República Popular da China prorrogaram por mais dois anos, até 22 de outubro de 2022, o Acordo Provisório para a Nomeação dos Bispos, aprovado em 22 de setembro de 2018, em Pequim.

Segundo o acordo, a Santa Sé readmitiu em plena comunhão eclesial os bispos "oficiais" ordenados sem mandato pontifício na China.

Apesar do acordo, o regime comunista chinês não abandonou a perseguição religiosa contra os católicos em diferentes partes do país.

Em um artigo publicado em 22 de outubro em L'Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, explica-se que a renovação é “uma ocasião propícia para aprofundar os objetivos e motivos".

“O objetivo principal do Acordo Provisório sobre a nomeação de Bispos na China é apoiar e promover a proclamação do Evangelho naquelas terras, reconstituindo a unidade plena e visível da Igreja”, acrescenta.

Ao mesmo tempo, pontua-se que com o Acordo “não foram tratadas todas as questões ou situações em aberto que ainda suscitam preocupação para a Igreja, mas exclusivamente o tema das nomeações episcopais”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: