Os bispos do México e o Governo da Cidade do México anunciaram que de 10 a 13 de dezembro a Basílica de Guadalupe, que guarda a imagem original que apareceu milagrosamente na “tilma” de São Juan Diego em 1531, permanecerá fechada para evitar o contágio de coronavírus, COVID-19.

Em um comunicado conjunto publicado em 23 de novembro, autoridades eclesiásticas e civis indicaram que “é importante ressaltar que as condições sanitárias que o país vive devido à COVID-19 não nos permitem nesta ocasião celebrar a Virgem de Guadalupe peregrinando juntos ao santuário; e o bem de todo o povo mexicano nos motiva a tomar medidas de contenção para evitar a propagação do vírus, com as graves consequências que isso acarretaria”.

Milhões de peregrinos de diferentes partes do México e de outros países tradicionalmente se reúnem nos primeiros dias de dezembro na Basílica de Guadalupe, por ocasião da celebração da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro.

A concentração de pessoas atinge seu ponto mais alto a partir da noite de 11 de dezembro, quando os devotos se reúnem para cantar à Virgem Maria as "mañanitas", um canto tradicional mexicano com o qual se comemoram os aniversários.

Devido à pandemia, a Basílica de Guadalupe anunciou que não acolheria a celebração de Missas nos dias 11 e 12 de dezembro. No entanto, estava previsto que que os devotos tivessem permissão para entrar no templo para contemplar e fazer oração brevemente diante da imagem original de Nossa Senhora de Guadalupe.

A Basílica também anunciou uma série de atividades virtuais por meio de seu site oficial e incentivou os devotos a fazerem peregrinações ao santuário mariano em outras datas para evitar multidões.

No comunicado conjunto, autoridades eclesiásticas e civis indicaram que “o Governo da Cidade do México, em coordenação com a Prefeitura realizarão uma operação de segurança durante os dias de fechamento, que orientará àqueles que forem às proximidades do Santuário a comemorarem o dia de Nossa Senhora de Guadalupe diante da imagem que a grande maioria do povo mexicano tem em sua própria casa”.  

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: