O Papa Francisco entregou hoje a uma delegação portuguesa a Cruz e o ícone das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), cuja próxima edição internacional será em Lisboa (2023). “É um passo importante na peregrinação que nos levará a Lisboa, em 2023”, disse o Santo Padre após a Missa a que presidiu, na Basílica de São Pedro, pela Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Segundo informou a Agência Ecclesia do episcopado português, representantes das dioceses de Portugal e do Panamá, onde ocorreu a edição de 2019, se encontraram hoje em Roma para que os jovens portugueses pudesse acolher os símbolos e dar início à já tradicional peregrinação dos símbolos por dioceses de todo o país que acolhe as JMJs.

“No final desta celebração eucarística, saúdo cordialmente a todos vós aqui presentes e quantos nos acompanham através dos meios de comunicação social. Dirijo uma saudação particular aos jovens panamenses e portugueses, aqui representados por duas delegações que, em breve, realizarão o gesto significativo da passagem da Cruz e do Ícone de Maria Salus Populi Romani, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. É um passo importante na peregrinação que nos levará a Lisboa, em 2023. E enquanto nos preparamos para a próxima edição intercontinental da JMJ, gostaria de relançar também a sua celebração nas Igrejas locais”.

“Passados trinta e cinco anos da instituição da JMJ, depois de ter ouvido o parecer de várias pessoas e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que é competente no que se refere à pastoral juvenil, decidi transferir, a partir do próximo ano, a celebração diocesana da JMJ do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei. No centro, continua a estar o Mistério de Jesus Cristo Redentor do homem, como sempre destacou São João Paulo II, iniciador e patrono da JMJ. Queridos jovens, gritai com a vossa vida que Cristo vive e reina! Se vos calardes, gritarão as pedras! (cf. Lc 19, 40)”, acrescentou.

“Como já é tradicional, jovens da diocese onde se realizou a última JMJ passam a uma comitiva do país que acolhe a seguinte edição. Assim, um grupo de panamenhos entregaram a Cruz e o ícone mariano aos representantes da JMJ Lisboa 2023”, concluiu o Papa que também pediu aos jovens: “Queridos jovens, gritai com a vossa vida que Cristo vive e reina! Se vos calardes, gritarão as pedras”.

Concelebraram com o Papa o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e os cardeais portugueses D. José Tolentino Mendonça e D. Manuel Clemente; os bispos auxiliares de Lisboa D. Américo Aguiar e D. Joaquim Mendes, coordenadores-gerais do Comité Organizador Local da JMJ 2023; e três sacerdotes: padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; os padres José Alfredo Patrício e António Estêvão Fernandes, reitor e vice-reitor do Colégio Pontifício Português, que colaboram com as atividades da JMJ 2023, em Roma, informa a Agência Ecclesia.

Confira: