Ao finalizar a audiência geral, o Santo Padre lembrou que nesta quarta-feira, 18 de novembro, a Igreja celebra a dedicação das Basílicas Pontifícias de São Pedro do Vaticano e de São Paulo Extramuros, e destacou que esta data põe em destaque o significado da Igreja, edifício sagrado onde se reúnem os fiéis e que desperta em todos a consciência de que cada um é chamado a ser templo vivo de Deus.

“Hoje celebramos a Dedicação da Basílica de São Pedro no Vaticano e de São Paulo Extramuros. Esta data traz o foco sobre o significado da igreja, edifício sagrado”.

A atual Basílica de São Pedro do Vaticano data do ano 1454 e sua construção durou mais de 170 anos. A construção teve início durante o pontificado de Nicolau V e terminou na época de Urbano VIII. O edifício, do qual se destaca a imponente cúpula erguida por Michelangelo como símbolo universal, foi erguido sobre um anterior do ano 323, ordenado construir pelo imperador romano Constantino para guardar o túmulo de São Pedro.

Por sua vez, a Basílica de São Paulo Extramuros data do tempo do Imperador Teodósio, sucessor de Constantino, embora tenha sido quase totalmente reconstruída por causa de um incêndio em 1823. Salvou-se apenas a ábside e o cruzeiro do templo, decorados com uns valiosos mosaicos medievais que tiveram que ser restaurados após o incêndio.

Um fato interessante, na Basílica de São Paulo Extramuros encontram-se os retratos de todos os Papas, de São Pedro a Francisco, dispostos cronologicamente ao longo de suas naves.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: