O Vaticano pediu à rede social Instagram uma explicação pelo “like” (eu gosto) da conta oficial do Papa Francisco, @franciscus, a uma foto erótica de uma modelo brasileira. Segundo informações da direção da Sala de Imprensa do Vaticano concedidas à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, a interação não ocorreu a partir da Santa Sé.

“Podemos descartar que o 'like' proceda da Santa Sé, que se dirigiu ao Instagram para obter explicações”, foi a resposta que a Sala de Imprensa do Vaticano deu neste dia 18 de novembro à pergunta da ACI Prensa.

A surpresa aumentou quando a modelo brasileira, Natalia Garibotto, afirmou que o perfil do Pontífice no Instagram havia dado um "like" a uma das fotos publicadas em sua conta. Na imagem, a jovem aparece vestida como aluna de colégio, com uma minissaia em pose provocadora, embora agora não haja nenhum rastro desta interação.

O site especializado em esportes Barstool Sports, no dia 13 de novembro, informou sobre o suposto "like" e entrou em contato com a modelo, que garantiu que lhe parecia "realmente divertido" receber um like da conta do Papa Francisco.

Além disso, em seu perfil no Twitter, a modelo brincou dizendo: “ao menos irei ao céu”.

Garibotto publicou ao dia seguinte um vídeo no Instagram mostrando as capturas de tela com o “like” da conta do Papa, e incluiu uma desrespeitosa montagem fotográfica do Santo Padre abraçando-a pelas costas.

Além disso, a empresa de publicidade e administração de Garibotto, COY Co., usou o "like" da conta papal para fins publicitários, publicando em sua conta na sexta-feira que a empresa havia "recebido a BÊNÇÃO OFICIAL DO PAPA".

Nem Garibotto nem a conta oficial do Papa Francisco se seguem no Instagram. A conta do Pontífice no Instagram não segue nenhuma outra conta.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: