Por ocasião do recente IV Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco destacou a importância de sorrir para ajudar as pessoas desfavorecidas.

Assim indicou o Papa Francisco, em 17 de novembro, através de uma mensagem em sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt

“Também um sorriso que partilhamos com o pobre é fonte de amor e alegria. Possa a mão estendida enriquecer-se sempre com o sorriso de quem não faz pesar a sua presença nem a ajuda que presta, mas alegra-se apenas em viver o estilo dos discípulos de Cristo.”, escreveu o Papa.

 

Devido às restrições sanitárias causadas pela COVID-19, o Vaticano não pôde organizar o tradicional almoço do Papa com pessoas desfavorecidas no IV Dia Mundial dos Pobres.

No entanto, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização coordenou o envio de 5 mil caixas com alimentos básicos às famílias de 70 paróquias de Roma "que, especialmente neste período, estão em dificuldades".

Cada embalagem continha macarrão, arroz, purê de tomate, óleo, sal, farinha, café, açúcar, geleia, atum, biscoitos, chocolate, além de máscaras cirúrgicas e um cartão com uma oração do Papa Francisco.

Do mesmo modo, foram distribuídas 2,5 toneladas de macarrão aos diversos abrigos e associações de caridade que trabalham em Roma a favor dos muitos pobres presentes na cidade e que são assistidos por tantas realidades eclesiais.

Por fim, 350 mil máscaras cirúrgicas foram enviadas a 15 mil estudantes da periferia de Roma para apoiar famílias nesta despesa e, ao mesmo tempo, foi “um convite aos jovens estudantes para não subestimarem os riscos da pandemia, especialmente com comportamentos que poderiam prejudicar o idoso quando voltarem para a família”.

Além disso, continuam os serviços da clínica móvel situada abaixo da colunata de São Pedro, organizada pela Esmolaria Apostólica, que realiza exames médicos aos pobres para que tenham acesso aos dormitórios. O horário de funcionamento dessa clínica móvel gratuita é de 8h às 14h as últimas semanas foram realizados 50 exames por dia.

Para ler a mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres, clique aqui.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: