O Papa Francisco destacou que o recém-falecido Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga, Arcebispo emérito de Quito (Equador), foi um “um abnegado pastor que durante anos com fidelidade entregou sua vida ao serviço de Deus e da Igreja”.

Assim indicou o Santo Padre em um telegrama de condolências dirigido ao Arcebispo de Quito, Dom Alfredo José Espinoza Mateus.

Na carta, o Papa expressou seu “sentimento de pesar” aos familiares do saudoso cardeal “e a todos os que fazem parte daquela comunidade eclesial”.

Da mesma forma, o Santo Padre ofereceu "sufrágios pelo descanso eterno de sua alma, para que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa imperecível da glória" e concedeu a todos a bênção apostólica, como um "sinal da esperança cristã no Senhor ressuscitado”.

O Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga morreu no domingo, 15 de novembro, aos 86 anos de idade devido a causas naturais.

O Núncio Apostólico no Equador, Arcebispo Andrés Carrascosa Coso, informou que “o Cardeal apresentava várias patologias que foram piorando progressivamente o seu estado de saúde. Acrescentou que o Papa Francisco, informado sobre o seu quadro clínico, enviou-lhe uma especial bênção apostólica, que foi de grande consolação para o doente”.

A Conferência Episcopal Equatoriana indicou em comunicado que “os bispos do Equador lamentamos a sua perda, mas nos consola saber que, como servo fiel, Deus o receberá em sua glória” e “agradecemos a Deus pela sua generosa dedicação à Igreja e ao povo equatoriano”, indica uma nota da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE)".

Depois do próximo consistório, em 28 de novembro, o Colégio Cardinalício estará composto por 230 cardeais, dos quais 128 serão eleitores em um futuro conclave, e 102 têm mais de 80 anos.

Confira também: