A Conferência Episcopal do Equador informou sobre o falecimento, no domingo, 15 de novembro, do Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga, único cardeal do Equador e Arcebispo de Quito entre 2003 e 2010.

A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Quito informou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que o Cardeal morreu de causas naturais aos 86 anos, em Quito, na Casa de Acolhida São Camilo dos Padres Camillianos, centro para doentes terminais onde se oferecem cuidados paliativos. A morte ocorreu às 21h.

Neste lugar, indicou a Arquidiocese, o Cardeal “recebeu cuidados paliativos durante várias semanas, depois de apresentar várias complicações relacionadas com a sua saúde”.

“O Núncio Apostólico, Dom Andrés Carrascosa Coso, informou que o Cardeal apresentava várias patologias que foram piorando progressivamente o seu estado de saúde. Acrescentou que o Papa Francisco, informado sobre o seu quadro clínico, enviou-lhe uma especial bênção apostólica, que foi de grande consolação para o doente”, afirmou.

Por outro lado, Pe. Alberto Redaelli, diretor da Casa de Acolhida São Camilo, informou à Arquidiocese que o Cardeal morreu “acompanhado por seus familiares e amigos mais próximos. Acrescentou que momentos antes de sua morte estavam rezando as vésperas”.

Os funerais serão realizados nesta terça-feira, 17 de novembro, às 10h na Catedral Metropolitana de Quito.

Devido à pandemia COVID-19, a entrada à igreja será limitada. “Os fiéis poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da Arquidiocese de Quito no Facebook e pelo sinal da Rádio Maria 100.1 FM”, disse a Arquidiocese de Quito.

“Os bispos do Equador lamentamos a sua perda, mas nos consola saber que, como servo fiel, Deus o receberá em sua glória. Agradecemos a Deus pela sua generosa dedicação à Igreja e ao povo equatoriano”, indica uma nota da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE).

“Pedimos a todos os fiéis suas orações pelo seu descanso eterno”, acrescenta.

O Cardeal Vela Chiriboga nasceu em 1° de janeiro de 1934. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José de Quito. Foi ordenado sacerdote em 28 de julho de 1957.

Serviu por alguns anos na Diocese de Riobamba, até ser nomeado Subsecretário da CEE, em 1969.

Em 20 de abril de 1972, foi nomeado Bispo Auxiliar de Guayaquil e recebeu a consagração episcopal em 21 de maio do mesmo ano. Já como bispo, foi Secretário da CEE entre 1972 e 1975.

Em 29 de abril de 1975 foi nomeado bispo de Azogues, onde serviu até 1989, quando foi nomeado Bispo Militar do Equador. Neste cargo, serviu até 2003, quando foi nomeado Arcebispo de Quito.

Foi arcebispo de Quito até 11 de setembro de 2010. Em 20 de novembro do mesmo ano, o Papa Bento XVI o criou cardeal em um consistório no Vaticano. Ele tinha 76 anos.

O Papa Francisco nomeou-o seu enviado ao X Congresso Eucarístico Nacional e Mariano do Peru realizado em Piura de 13 a 16 de agosto de 2015 e também o enviou para o Jubileu pelos 400 anos da morte de Santa Rosa de Lima, também no Peru, em agosto de 2017.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em