Aqui estão algumas das perguntas e respostas mais comuns sobre o Advento de 2022, que este ano começou no domingo, 27 de novembro.

1. Qual é o propósito do Advento?

Segundo as Normas Universais sobre o ano litúrgico e o calendário, esse tempo litúrgico tem um duplo significado: é tempo de preparação para o Natal, em que se comemora a primeira vinda de Cristo; e também tempo de expectativa da segunda vinda de Cristo no fim do tempo.

O Advento é, então, um período de piedosa e alegre expectativa que nos recorda as duas vindas de Cristo (Norma 39).

2. Quando começa e termina o Advento?

O advento é formado pelos quatro domingos anteriores ao Natal. O primeiro domingo de Advento é o primeiro dia do novo ano litúrgico (Em 2022 caiu no dia 27 de novembro). Os três domingos de Advento restantes são os dias 4, 11 e 18 de dezembro.

3. Por que não se canta nem recita o glória?

O Advento tomou um caráter de tempo de pentência em preparação à chegada do Senhor, à semelhança da Quaresma que prepara a Páscoa. Não se recita o Glória porque é uma maneira de expressar que, enquanto dura o nosso peregrinar, falta algo para que a alegria seja completa.

Quando o Senhor estiver presente no meio do seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, com a Solenidade do Natal do Senhor, quando é cantado novamente o Glória.

O Missal Romano diz que o Glória é recitado ou cantado aos domingos, exceto nos tempos litúrgicos do Advento e da Quaresma.

As exceções desta regra durante o Advento são a Solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, e a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, em 12 de dezembro.

4. Qual é a cor litúrgica deste tempo?

A cor normal do Advento é o roxo, como na Quaresma, por causa do caráter de penitência. Segundo o número 346 da Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), “usa-se a cor roxa no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos”.

Em muitos lugares, há uma exceção para o terceiro domingo do Advento, conhecido como o domingo do Gaudete: “A cor rosa pode usar-se, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma)” (IGMR, 346).

5. O Advento é um tempo penitencial?

Muitas pessoas acham que o Advento é um tempo penitencial, porque a cor litúrgica é o roxo, como na Quaresma, mas, segundo o cânon 1250 do Código de Direito Canônico: “Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma”.

Embora as autoridades locais possam estabelecer dias penitenciais adicionais, esta é uma lista completa dos dias e tempos penitenciais da Igreja Latina em seu conjunto e o Advento não é um deles.

6. Como as igrejas são decoradas?

O numeral 305 da Instrução Geral do Missal Romano diz: “No tempo do Advento ornamente-se o altar com flores com a moderação que convém à índole deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor”.

“A ornamentação com flores deve ser sempre sóbria e, em vez de as pôr sobre a mesa do altar, disponham-se junto dele”.

Mais em

7. Quais expressões de piedade popular podemos usar neste tempo?

Existem várias expressões de piedade popular que a Igreja reconheceu para serem usadas durante o Advento. Entre elas estão: a Coroa de Advento, procissões, solenidade da Imaculada Conceição em 8 de dezembro, novena de Natal, Presépio etc.

Bônus: Como deve ser a música?

O numeral 305 da Instrução Geral do Missal Romano diz que no “Advento o uso do órgão e de outros instrumentos musicais deve ser marcado por uma moderação adequada de acordo com este tempo litúrgico do ano, sem expressar com antecipação a alegria plena do Natal do Senhor”.

Confira também: