O Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla Aguirre, destacou que o fim dos tempos não chegará de maneira espetacular e lembrou que, diante da preocupação pela Parusia, é melhor "viver na presença de Deus".

Em sua homília de 12 de novembro, Dom Munilla destacou que no Evangelho de Lucas o Senhor adverte que o Reino de Deus não virá de forma “espetacular” e destacou que se deve ter “cuidado com essa tendência tão evidente que existe em certos setores de buscar sinais espetaculares”.

O Prelado indicou que a Parusia “vem de modo ordinário” e destacou que diante da preocupação de quando será o fim dos tempos, o Evangelho nos lembra de que o Reino de Deus “já está dentro de ti”.

“Às vezes, costumamos observar discussões consideráveis sobre os últimos sinais da Parusia, quando a verdade é que a revelação do evangelho nos diz que ninguém sabe nem o dia nem a hora”, esclareceu.  

Dom Munilla indicou que Deus não quis dar orientações sobre quando será o fim dos tempos para que não "tenhamos controle sobre o momento final" e assinalou que é preciso viver atentos, "porque a chegada do Senhor é imprevisível”.

O Prelado recordou que “a nossa vida é estar sempre na presença de Deus, sem nos preocuparmos com quando será e como será e quais sinais haverá da consumação do Reino”.

“A cada momento temos que viver na presença de Deus como se fosse nosso primeiro dia, nosso último dia, ou nosso único dia, viver na presença de Deus com intensidade de amor, sem nos deixarmos distrair por nada”, acrescentou.

Finalmente, Dom Munilla pediu para viver na presença de Deus, porque o “Reino de Deus está dentro de ti”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: