Como parte do Dia Mundial dos Pobres que é celebrado este ano no domingo, 15 de novembro, o Papa Francisco oferece testes gratuitos de COVID-19 aos pobres e desabrigados em Roma.

De acordo com relatos da Reuters, os testes estão sendo oferecidos na clínica que o Papa criou há alguns anos na Praça de São Pedro para os indigentes, alguns dos quais vivem nas ruas perto do Vaticano.

O Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, disse aos jornalistas que já se realizam em média 50 exames por dia e que esta iniciativa continuará indefinidamente.

Aqueles com teste negativo obtêm um certificado para entrar em uma casa para moradores de rua, enquanto aqueles com teste positivo são encaminhados para receber o tratamento correspondente.

Como parte do Dia Mundial dos Pobres, cujo lema é "Estende a tua mão ao pobre", o Papa Francisco celebrará a Missa com os pobres no Vaticano.

A Eucaristia será celebrada no domingo, 15 de novembro, dentro da Basílica de São Pedro e as leituras serão lidas pelos pobres. Apenas 100 convidados vão participar devido às restrições sanitárias da segunda onda do coronavírus na Itália.

Dom Fisichella disse recentemente que os convidados representam “todos os pobres do mundo que, neste dia, precisam especialmente da atenção e da solidariedade da comunidade cristã”. Alguns voluntários e benfeitores estarão presentes com eles.

O Pontifício Conselho dirigido por Dom Fisichella preparou um subsídio em várias línguas para este Dia Mundial dos Pobres. Para baixar o texto em português, clique AQUI.

Confira também: