O estado de saúde do Cardeal Gualtiero Bassetti, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e Arcebispo de Perugia - Città della Pieve, está piorando.

O Cardeal Bassetti foi internado em tratamento intensivo para COVID-19 durante a noite entre 2 e 3 de novembro após uma mudança em seus sinais vitais

Inicialmente, o presidente da Conferência Episcopal Italiana esteve em isolamento e sendo monitorado em casa depois de testar positivo para o coronavírus em 28 de outubro.

O purpurado de 78 anos divulgou no dia 30 de outubro uma mensagem na qual afirmou viver “este momento com fé e esperança, entregando-me à misericórdia do Pai” e agradeceu “a todos os que estão próximos com mensagens de solidariedade e de oração”.

“Ofereço esta provação por todos os doentes, por aqueles que sofrem, pelas pessoas que viveram um luto, os médicos, os profissionais de saúde que ajudam com dedicação e cuidado, os representantes das instituições empenhadas em colocar um muro contra este vírus”, afirmou então o presidente da Conferência Episcopal Italiana.

No entanto, na manhã de 31 de outubro, o Cardeal Bassetti foi internado no hospital Santa Maria da Misericórdia, em Perugia, e dias depois foi para a unidade de terapia intensiva.

Segundo informou em 9 de novembro um comunicado da Conferência Episcopal Italiana, "nas últimas horas o quadro clínico sofreu uma deterioração geral" e "estão realizando exames diagnósticos e todos os tratamentos necessários”.

Por isso, o Secretário-Geral da CEI, Dom Stefano Russo, indicou que continuam acompanhando o Cardeal Basetti "com carinho e proximidade" e pedindo aos fiéis que "rezem neste tempo de provação".

“Temos a certeza de que o Senhor não deixará de ter misericórdia e consolo para com o Cardeal e com aqueles que estão severamente provados pela doença”, acrescentou Dom Russo.

Por fim, o secretário-geral da Conferência Episcopal Italiana recordou “os médicos, os agentes de saúde e aqueles que lidam com o sofrimento” e pediu “a todos que compartilhem estas intenções nos momentos de oração cotidiana”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: