A Nunciatura Apostólica na Polônia anunciou na sexta-feira, 6 de novembro, as medidas disciplinares que foram impostas ao Cardeal Henryk Gulbinowicz, de 97 anos, como resultado de uma investigação.

Em sua declaração, a Nunciatura não especificou as razões das medidas, mas indica que estas foram impostas "como resultado da investigação das acusações contra o Cardeal Henryk Gulbinowicz e depois de analisar outras acusações sobre o passado do Cardeal".

A Nunciatura indicou que o Purpurado, que serviu como Arcebispo de Wroclaw no sudoeste da Polônia entre 1976 e 2004, foi proibido de participar em qualquer celebração ou evento público, assim como de usar a insígnia episcopal.

Além disso, foi-lhe negada a possibilidade de realizar o seu funeral na Catedral de São João Batista ou de nela ser sepultado.

Finalmente, foi convidado a doar uma quantia “apropriada” de dinheiro para a Fundação São José, criada pelos bispos poloneses em outubro de 2019 para apoiar as vítimas de abuso sexual e promover sua segurança.

O Cardeal Gulbinowicz nasceu em Vilnius, Lituânia, em 17 de outubro de 1923, quando a cidade era conhecida como Wilno e fazia parte da Polônia. Foi consagrado bispo em 1970 e criado cardeal em 1985. Foi um importante apoio para o sindicato Solidariedade, que desempenhou um papel importante no colapso do comunismo no país.

Deixou de ser Arcebispo de Wroclaw em 3 de abril de 2004, quando tinha 80 anos.

O anúncio ocorreu poucos dias depois de que a Nunciatura Apostólica informou sobre o fim da fase diocesana de investigação sobre as acusações de negligência contra um bispo.

Em 4 de novembro, o escritório de proteção à criança da Conferência Episcopal Polonesa informou no Twitter que a investigação sobre o Arcebispo Sławoj Leszek Głódź foi realizada de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Papa Francisco no motu proprio Vos estis lux mundi de 2019.

Em 2019, os bispos poloneses divulgaram um relatório indicando que 382 clérigos abusaram de um total de 624 vítimas entre 1990 e 2018.

Em junho deste ano, a Arquidiocese de Poznan anunciou que a Congregação para os Bispos do Vaticano autorizou o Arcebispo Stanisław Gądecki a conduzir uma investigação preliminar das acusações contra o Bispo Edward Janiak, também de acordo com as disposições do Vos estis lux mundo.

O Papa Francisco aceitou a renúncia de Janiak no mês passado.

Publicado originalmente em CNA.

Confira também: