O Papa Francisco se reuniu no Vaticano em 9 de novembro com o sacerdote Pier Luigi Maccalli, sequestrado por jihadistas em 2018 e libertado em outubro passado.

Pe. Pier Luigi Maccalli é um religioso missionário italiano da Sociedade das Missões Africanas que foi sequestrado na noite de 17 de setembro de 2018 por um grupo de jihadistas, em Bomonanga, Níger. Desde então, não se sabia nada sobre o seu paradeiro. Algumas informações asseguravam que o Pe. Macalli estava no Níger, embora também tenham dito que estava em Burkina Faso.

Em fevereiro de 2020 foi publicado um vídeo no qual o Pe. Maccalli aparecia vivo.

Em uma entrevista concedida ao Vatican News, Pe. Maccalli contou que o encontro com o Papa foi “muito belo” e que se emocionou quando contou ao Papa o que viveu.

Além disso, o missionário pediu ao Santo Padre a sua oração "especialmente pelas comunidades para as quais eu me dedicava e que agora estão sem uma presença missionária e um padre há mais de dois anos", por isso lhe pediu que rezasse pela Igreja do Níger.

“O Papa estava muito atento, me ouviu com muita atenção”, destacou Pe. Maccalli que também agradeceu ao Pontífice pelo gesto de rezar por ele durante a oração do Ângelus do último Dia Mundial das Missões.

Da mesma forma, o sacerdote sublinhou que “na vida espiritual o que importa é a Shalom -paz-, perdão e fraternidade” e acrescentou que “como missionário sinto-me ainda mais obrigado a ser testemunha de paz, fraternidade e perdão, hoje e sempre".

 

Num vídeo divulgado por Vatican Media, observa-se que o missionário estava acompanhado por um pequeno grupo de pessoas que o Santo Padre saudou após o encontro na biblioteca apostólica. O Papa rezou uma Ave-Maria com todos e no momento da bênção, o Pe. Maccalli se ajoelhou para recebê-la com devoção.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: