O Papa Francisco expressou sua proximidade com os agricultores e destacou que “seu trabalho é mais importante do que nunca neste tempo de crise”.

Assim indicou o Santo Padre ao relembrar que no Domingo foi celebrado na Itália o "Dia de Ação de Graças" ("Giornata del ringraziamento") com o tema "Água, bênção da terra".

“A água é vital para a agricultura, também é vital para a vida!”, expressou o Papa.

Nesse sentido, o Pontífice acrescentou: “aproximo-me ao mundo rural com oração e afeto, especialmente aos pequenos agricultores” porque o seu trabalho é mais importante do que nunca nesta época de crise”.

“Uno-me aos bispos italianos, que nos exortam a salvaguardar a água como um bem comum, cujo uso deve respeitar o seu destino universal”, disse o Papa no final da oração do Ângelus de 8 de novembro.

Além disso, o Santo Padre pediu através de sua conta oficial no Twitter em italiano @Pontifex_It agradecer ao Senhor pela água e pediu para cuidar deste dom para que não se contamine.

“Agradeçamos hoje ao Senhor pela água, a bênção da terra, um bem indispensável para o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência humana. Cuidemos deste dom para que não se contamine nem se perca!”, escreveu o Papa.

 

O "Dia de Ação de Graças" ("Giornata del ringraziamento") é tradicionalmente comemorado no segundo domingo de novembro.

A Presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) sublinhou que esta celebração se destina a "dar graças a Deus pelos dons da terra" e tem a sua origem nas tradições religiosas do povo italiano, mas foi promovida "nos últimos anos por movimentos sociais de inspiração cristã”.

Devido à emergência sanitária da COVID-19, uma nota da CEI indicou que “convém, na atualidade, que a iniciativa seja assumida de forma unitária e direta por cada uma das Igrejas particulares, convocando todos os fiéis da cidade e do campo a participar, junto com as categorias particularmente interessadas”.

“Na verdade, é necessário, hoje mais do que nunca, chamar as pessoas a louvarem a Deus, doador de todo o bem, à valorização e justa distribuição dos dons da terra, ao respeito pelo meio natural e à solidariedade com os que trabalham”, destacou o comunicado do episcopado italiano.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: