Ao concluir a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco convidou os fiéis a imitarem a virtude da humildade de São Carlos Borromeu.

O Santo Padre recordou que no dia 4 de novembro a Igreja celebra a memória litúrgica de São Carlos Borromeu, "pastor diligente inteiramente dedicado ao bem do povo".

Nesta linha, o Pontífice exortou a imitar a virtude deste grande Arcebispo de Milão que escolheu como lema a humilitas (humildade).

“Que a humildade constitua a atitude com a qual procuram e servem a Verdade e o Bem”, acrescentou o Papa.

Breves dados biográficos

São Carlos Borromeu nasceu na Itália em 2 de outubro de 1538, no seio de uma família nobre. Seu tio era o Papa Pio IV que o fez ocupar altos cargos eclesiásticos, chegando a ser Arcebispo de Milão e Cardeal.

Participou na organização e desenvolvimento do Concílio de Trento, dando uma importante contribuição através da secretaria de Estado.

São Carlos cuidou dos doentes durante a praga que se alastrou em Milão de 1576 a 1578. Foi o organizador do clero e das ordens religiosas que saíram ao encontro, em meio às dificuldades, de todos os enfermos e daqueles que precisavam de assistência médica e espiritual. Borromeu cuidou pessoalmente de centenas de moribundos e foi o gestor da ajuda financeira para eles e suas famílias.

Morreu na noite de 3 a 4 de novembro de 1584.

Foi canonizado por Paulo V em 1º de novembro de 1610.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: