O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 4 de novembro, dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Salvador (SP), Pe. Dorival Souza Barreto Júnior, da Arquidiocese de Montes Claros (MG), e Pe. Valter Magno de Carvalho, da Arquidiocese de Mariana (MG).

Natural de Jequié (BA), Pe. Dorival Souza Barreto Júnior nasceu em 10 de abril de 1964. Estou Filosofia na Universidade Católica de Salvador (1981-1983) e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (1984-1987).

Sucessivamente, estudou em Roma, onde obteve Mestrado em Liturgia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo (1992-1995) e o Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (2000-2002). Também frequentou um curso de especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (2009-2011).

Recebeu a ordenação sacerdotal em 10 de março de 1988, incardinando-se na Arquidiocese de Montes Claros, onde serviu como vigário, administrador paroquial e pároco em algumas paróquias, chanceler, ecônomo, membro dos Conselhos Presbiteral, Econômico e Pastoral, do Colégio dos Consultores.

Até sua nomeação episcopal, exercia a função de vigário geral da Arquidiocese de Montes Claros e pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José.

Também nomeado Bispo auxiliar, Pe. Valter Magno de Carvalho nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973.

Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José de Mariana (MG). É bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior, de Juiz de Fora (MG), e possui especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos, pelo Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG).

Foi ordenado sacerdote em 23 de agosto de 1997, incardinando-se na Arquidiocese de Mariana, onde, desde 2014 é reitor do Seminário Maior São José.

Além de servir em várias paróquias, foi também diretor da Comunidade do Propedêutico, em Barbacena (MG), de 1997-1999, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, de 1997 a 1999; coordenou o curso de Teologia para leigos (CETE), em Barbacena (MG), de 2000 a 2001; e foi vigário episcopal na arquidiocese de Mariana.

Atuou ainda como membro do Conselho de Formadores do Seminário Maior São José, do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral, do Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos, do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, do Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação, do Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e da Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

Confira também: