“Diga aos meus filhos que eu os amo”, essas foram as últimas palavras da brasileira que foi uma das vítimas do atentado ocorrido na Basílica Notre-Dame de Nice, na França, na quinta-feira, 29 de outubro.

Simone Barreto Silva, de 44 anos, foi uma das três pessoas assassinadas a facada por um homem na Basílica de Nice. A brasileira deixou três filhos, entre 4 e 14 anos.

De acordo com a imprensa francesa, Simone foi atacada dentro da igreja e teria se refugiado em um café próximo, onde morreu devido às apunhaladas. De acordo com o canal de notícias da televisão francesa BFMTV, uma testemunha a ouviu dizer enquanto morria: "Diga a meus filhos que eu os amo".

Nascida em Lobato, no subúrbio de Salvador (BA), vivia há 30 anos na França, para onde se mudou ainda na adolescência. Ela tinha nacionalidade francesa, era formada em gastronomia e trabalhava como cuidadora de idosos.

Em declarações a RFI, familiares e amigos recordaram que Simone era uma mulher de alegria e “muita fé”.

Segundo Rita de Cássia Barreto, prima de Simone, “esta fatalidade aconteceu no momento em que ela estava fazendo o que ela mais gostava: rezar, pedir a Deus por todos. Pedir saúde, proteção e paz”.

“Paz é o que a gente está precisando neste momento. E Simone era isso! Antes de ir ao trabalho, ela sempre passava na igreja para agradecer pelo dia e por todas as graças concedidas”, assinalou.

Rita de Cássia indicou que a família “esta devastada”. “É muito difícil você receber a notícia de que uma pessoa foi assassinada dentro de uma igreja, fazendo o que ela mais gostava. A gente não entende isso. A gente está sentindo muito, também por estar longe de nossos familiares que estão no Brasil”.

“Vocês não podem imaginar a dor que a família está sentido, inclusive porque tem três crianças que estão sem a mãe; é muito difícil”, completou.

Após a confirmação da nacionalidade brasileira de Simone Barreto, o Itamaraty emitiu uma nota, por meio da qual o governo brasileiro expressou “suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses”.

“Neste momento, o Governo brasileiro manifesta em especial sua solidariedade aos cristãos e pessoas de outras confissões que sofrem perseguição e violência em razão de sua crença”, acrescentou.

Por fim, o Itamaraty informou que, “por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista”.

Confira também: