O Papa Francisco compartilhou sua dor pelo assassinato de 8 crianças na cidade de Kumba, Camarões, quando um grupo de homens armados atacou sua escola no sábado, 24 de outubro, e atirou indiscriminadamente contra os menores.

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 28 de outubro, na Sala Paulo VI, do Vaticano, o Pontífice reconheceu estar perplexo com a crueldade deste crime.

“Uno-me à dor das famílias dos jovens estudantes barbaramente assassinados no sábado passado em Kumba, Camarões. Estou perplexo diante desse ato tão cruel e sem sentido, que ceifou a vida desses pequeninos inocentes enquanto eles estavam tendo aulas na escola”, disse o Santo Padre.

“Que Deus ilumine os corações, para que gestos semelhantes nunca mais se repitam e para que as martirizadas regiões no Noroeste e Sudoeste do país possam finalmente encontrar a paz! Espero que as armas se calem e que a segurança de todos, o direito de cada jovem à educação e ao futuro possam ser garantidos. Manifesto o meu afeto às famílias, à cidade de Kumba e a toda República de Camarões e invoco o conforto que só Deus pode dar”.

No último sábado, 24 de outubro, um grupo de terroristas armados com armas de fogo e facões atacou a escola Madre Francisca na cidade de Kumba, na região sudoeste de Camarões afetada por um conflito desde 2016. Morreram 8 crianças no ataque e 12 ficaram feridas.

Em 2016, começou um conflito armado sangrento, após os fortes protestos contra a decisão do Governo de Yaoundé de usar apenas o idioma francês nos tribunais e nas escolas, o que fez com que os que falam inglês proclamassem a independência de sua região a qual chamam Ambazonia.

Desde então, a violência não parou e o conflito foi agravado pelo crime comum, que já causou milhares de vítimas e centenas de milhares de deslocados.

O Bispo da Diocese de Kumba, Dom Agapitus Nfon, celebrará na próxima sexta-feira, 30 de outubro, a Missa pelas vítimas na catedral de Kumba.

Confira também: