O Papa Francisco enviou uma contribuição econômica a todas as famílias dos membros de um barco que naufragou perto do Japão em 2 de setembro e transportava 39 filipinos, 2 australianos e 2 neozelandeses.

Esta ajuda, que é realizada através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, é enviada às famílias da tripulação do navio M/V Gulf Livestock 1 que naufragou no Mar do Japão perto da ilha de Amami Ōshima, após sofrer uma falha no motor principal enquanto ocorria o tufão Maysak.

O barco partiu do porto de Napier (Nova Zelândia) para o de Jingtang, Tangshan (China).

Conforme informado em um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, “a ajuda econômica, em colaboração com as nunciaturas apostólicas e as Stella Maris das Filipinas, Austrália e Nova Zelândia, será entregue pessoalmente às famílias dos desaparecidos e dos dois sobreviventes, junto com um pequeno presente pessoal do Papa Francisco, para mostrar sua proximidade e solidariedade”.

Além disso, a nota vaticana indica que “esta contribuição é acompanhada, desde os primeiros dias do naufrágio, de um apoio espiritual, psicológico e personalizado oferecido às famílias filipinas por uma equipe de profissionais, capelães e irmãs dos Centros Stella Maris daquela nação”.

Tal apoio, descreve o Dicastério, “tem sido realizado até agora através do uso de redes sociais e uma plataforma digital”, devido às restrições geradas pela pandemia de Covid-19, e “continuará por vários meses”.

Por fim, a nota vaticana destaca que esta iniciativa “é confiada a Maria Estrela do Mar, protetora dos marinheiros, para que infunda coragem e força a todos os familiares para enfrentar o futuro sem incertezas, mas com confiança e serenidade”.

 Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: