O Arcebispo de Cracóvia e ex-secretário pessoal de São João Paulo II, Cardeal Stanislaw Dziwisz, convidou a apoiar a Campanha Internacional para que o pensamento e as realizações científicas de Karol Wojtyla sejam ensinados e aprofundados nas universidades.

Os docentes da Universidade Católica João Paulo II de Lublin (Polônia) lançaram uma campanha internacional para promover a inclusão dos ensinamentos de Karol Wojtyla nas universidades por ocasião do aniversário da eleição de São João Paulo II como Papa.

Neste dia 16 de outubro faz 42 anos que São João Paulo II foi eleito Sumo Pontífice da Igreja Católica e 263º sucessor do Apóstolo Pedro.

Em um comunicado, o Cardeal Dziwisz afirmou que a necessidade de transmitir os ensinamentos de São João Paulo II “às novas gerações está se tornando cada vez mais evidente” e lembrou que Karol Wojtyla foi um docente acadêmico e professor na Universidade Católica João Paulo II durante 24 anos.

“Em suas palestras sobre ética e filosofia, testemunhou que fé e ciência não devem ser excluídas, mas coexistir e se complementar”, indicou.

O Purpurado acrescentou que Karol Wojtyla não só transmitiu conhecimentos, "mas também introduziu os jovens no mundo dos valores cristãos sobre os quais se constrói a civilização europeia".

Além disso, indicou que o mundo da ciência era algo próximo para São João Paulo II, que “ao longo de seu pontificado se reuniu com seus representantes, inclusive estudantes”.

“Portanto, convido-os cordialmente a apoiar a Campanha Internacional de Professores e Docentes Acadêmicos e a promover o ensinamento de Karol Wojtyla nas universidades”, concluiu.

A campanha foi apresentada durante o Congresso de Cultura Cristã em Lublin nesta sexta-feira, 16 de outubro.

O reitor da Universidade Católica João Paulo II de Lublin e criador da campanha, Pe. Miroslaw Kalinowski, indicou que a petição ressalta a importância do papel das universidades e faculdades na educação de valores em nossa sociedade.

“No mundo de hoje, onde observamos a homogeneização da cultura, a reavaliação das atitudes sociais e a diversidade de opiniões, o papel das universidades e faculdades é buscar certas referências e valores superiores capazes de cimentar nossas sociedades”, acrescentou.

A campanha indica que é importante destacar a contribuição de São João Paulo II “para o desenvolvimento da ciência, especialmente no campo da antropologia e do humanismo”.

Da mesma forma, destaca que, diante do crescente desenvolvimento tecnológico e das “possibilidades cada vez mais ilimitadas da comunicação virtual”, os ensinamentos de Karol Wojtyla e sua “atitude perante a vida podem inspirar os jovens a lutar pela verdade e pela liberdade interior”.

“O valor e a firmeza de São João Paulo II na busca da verdade se tornam hoje um autêntico testemunho e ajudam a encontrar respostas a questões existenciais fundamentais”, acrescenta.

“Utilizemos esse potencial em nossos ambientes acadêmicos. Que o ensinamento de São João Paulo II seja um incentivo para que os alunos respondam aos desafios e se desenvolvam!”, conclui.

É possível assinar a campanha internacional AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também:

Mais em