O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, por ocasião da recente audiência do Papa Francisco com sua esposa, Beatriz Gutiérrez Müller, insistiu em sua solicitação de que a Igreja Católica peça perdão pelos abusos cometidos na conquista espanhola.

O encontro entre o Santo Padre e Gutiérrez Müller aconteceu em 10 de outubro. Através do Twitter, López Obrador assinalou que “Beatriz conversou com o Papa Francisco, a quem espeito e admiro como dirigente religioso e chefe de Estado”.

“Comentou comigo que a tratou com afeto e expressou sua vontade de manter boas relações pelo bem do povo”, acrescentou o presidente do México.

López Obrador anexou ao seu tuíte a carta que enviou ao Santo Padre, na qual assegura que “tanto a Igreja Católica, a Monarquia espanhola e o Estado mexicano devemos apresentar um pedido público de desculpas aos povos originários que padeceram as atrocidades mais vergonhosas para saquear seus bens e terras e submetê-los”.

Esta é a terceira ocasião na qual López Obrador faz este pedido ao Papa Francisco.

Um pedido semelhante realizado em 2019 por López Obrador encontrou resposta no diretor interino da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, que disse à agência espanhola Efe que, “no momento” não teriam um pronunciamento adicional, pois, “como se sabe, o Santo Padre já se expressou com clareza sobre esta questão”.

Efetivamente, em sua viagem à Bolívia em 2015, o Papa Francisco pediu perdão pelos “muitos e graves pecados contra os povos originários da América”.

Confira também: