A Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou no último domingo, 4 de outubro, uma parceria com a empresa canadense Plastic Bank, em um projeto que busca combater o despejo de plásticos nos oceanos.

O lançamento do projeto “Programa de fé” aconteceu com a Missa, presidida pelo Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, no Santuário de Nossa Senhora da Penha.

O Purpurado ressaltou o fato de o projeto ser lançado no “dia de São Francisco de Assis, dia da Ecologia”, e explicou que o objetivo é “coletar e tirar plásticos do meio ambiente, para serem novamente trabalhados e reutilizados”.

Para este projeto, haverá a coleta dos plásticos em algumas paróquias  diferentes locais da Arquidiocese do Rio de Janeiro, entre as quais: Catedral, no Centro; Paróquia Santo André, no Caju; Santuário Nossa Senhora da Penha, na Penha; Paróquia Bom Pastor, na Tijuca; Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio; Paróquia São Pedro do Mar, no Recreio; Paróquia São José Operário, na Maré; Paróquia São Judas Tadeu, em Bangu; Seminário São José, no Rio Comprido; Associação São Martinho, no Centro. Posteriormente, esses pontos de coleta serão ampliados.

Segundo informou Vatican News, o Arcebispo explicou que os plásticos “serão reutilizados após o processo de reindustrialização, e também haverá retorno financeiro para as obras sociais da própria paróquia”.

O Purpurado indicou que se trata de “um trabalho importante” neste ano em que se celebra 5 anos da Laudato Si, encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da Casa Comum. Assinalou ainda que é um projeto que “tem uma ligação muito próxima do Dicastério para o Desenvolvimento Integral, que é uma espécie de ministério social do Santo Padre, está em comunhão com essas preocupações do meio ambiente”.

“Ficamos felizes que, em nossa Arquidiocese, no dia de São Francisco de Assis, dia em que o Papa lançou também sua encíclica sobre a fraternidade humana, podemos lançar este projeto e esperamos que dê muitos frutos, ajudando o nosso mundo. E, ao mesmo tempo também, tendo essa consciência de uma educação para o meio ambiente”, declarou o Cardeal Tempesta.

Por sua vez, o coordenador do projeto “Programa de fé” no Brasil, Cleiton Ramos, explicou que, com este programa, a Plastic Bank “visa unir as comunidades de fé e todas as pessoas de boa vontade no combate ao despejo de plástico nos oceanos”.

De acordo com ele, já foram coletados “mais de 14 milhões de quilos de plásticos” desde a fundação, em 2013. Além disso, “tem a ousada meta de atingir a marca de um bilhão de quilos até 2024”.

Atualmente, a empresa tem projeto no Haiti, nas Filipinas e na Indonésia e, segundo Ramos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro é a primeira no Brasil a aderir à proposta.

Durante o ato do Santuário da Penha, indica Vatican News, Cleiton Ramos entregou ao Cardeal Orani Tempesta um rosário embalado em uma caixa feita de garrafa pet e com cordas tiradas do oceano por pescadores, objeto parecido com o que o fundador da Plastic Bank já entregou ao Papa Francisco.

Além disso, Cleiton Ramos antecipou que, em abril de 2021, a empresa realizará uma ação na Praça de São Pedro, no Vaticano, quando serão entregues 40 mil rosários ecológicos.

Para mais informações, acesse AQUI.

Confira também: