Os bispos espanhóis e as autoridades civis convidaram o Papa Francisco ao lugar da conversão de Santo Inácio por ocasião do Ano Inaciano.

A COVID-19 causou o cancelamento das viagens do Papa Francisco, mas o Vaticano começa a preparar a agenda para 2022, e talvez uma viagem seja para Manresa e Montserrat, na Espanha.

Santo Inácio de Loyola viveu em Manresa, entre 1522 e 1523, momento de mudança na sua vida. Ele veio do Santuário de Montserrat, onde renunciou aos seus vestidos nobres e à espada em uma vigília memorável diante da Virgem de Montserrat.

Além disso, esses lugares são significativos porque em Montserrat e Manresa Santo Ignacio completou seu itinerário espiritual e elaborou os Exercícios Espirituais.

A possibilidade da visita foi confirmada pelo Arcebispo de Barcelona, ​​Cardeal Joan Josep Omella, que no final de setembro esteve em audiência com o Papa juntamente com a presidência da Conferência Episcopal Espanhola.

O Ano Inaciano foi anunciado pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, com uma carta de 27 de setembro de 2019 na qual afirmava: “Meu desejo é que no coração deste Ano Inaciano possamos escutar o Senhor que nos chama e que lhe permitamos trabalhar em nossa conversão, inspirados na experiência pessoal de Inácio”.

Este Ano Jubilar se abrirá em 20 de maio de 2021, mesma data em que há 500 anos Inácio foi ferido na batalha de Pamplona, ​​e se encerrará em 31 de julho de 2022, a memória litúrgica de Santo Inácio.

Por sua vez, o Cardeal Omella lembrou que o Papa Francisco nunca visitou Manresa e acrescentou que "para um jesuíta este é um chamado".

A proposta dos bispos renovou o convite que as autoridades civis de Manresa já haviam feito em junho de 2020, durante um encontro com o Papa no Vaticano.

Em uma recente entrevista, o Santo Padre confirmou sua intenção e disse que em sua opinião “a conversão de Santo Inácio é também um encontro do coração e pode nos convidar a refletir sobre a nossa conversão pessoal, a pedir o dom da conversão para amar e servir mais segundo o estilo de Jesus”.

O Papa estudará a possibilidade desta viagem à Catalunha com base no desenvolvimento da pandemia.

Artigo publicado originalmente em ACI Stampa.

Confira também: