A Sala de imprensa da Santa Sé informou, em 5 de outubro, que o Papa Francisco nomeou os membros da Comissão de Assuntos Reservados.

Tal Comissão havia sido mencionada na nova legislação sobre "a transparência, o controle e a concorrência
nos procedimentos de adjudicação de contratos públicos
da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano" promulgada juntamente com um motu proprio em 1º de junho de 2020, mas seus membros não haviam sido anunciados.

Nessa linha, o Santo Padre nomeou o Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida como presidente da Comissão de Assuntos Reservados; e como Secretário da Comissão a Dom Filippo Iannone, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos da Santa Sé.

Além disso, o Pontífice também nomeou como membros desta Comissão Dom Fernando Vérgez Alzaga, Secretário do Interior do Vaticano; Dom Nunzio Galantino, presidente da Administração do Patrimônio da Santa Sé (APSA) e Pe. Juan Antonio Guerrero, prefeito da Secretaria para a Economia.

No motu proprio promulgado a 1° de Junho, o Papa Francisco destacou que “a promoção de uma contribuição concorrente e leal de agentes econômicos, unida à transparência e ao controle dos procedimentos de adjudicação de contratos, permitirá uma melhor gestão dos recursos que a Santa Sé administra para alcançar as finalidades próprias da Igreja, garantindo aos mesmos agentes a igualdade de tratamento e possibilidade de participação através de uma especial Ordem dos agentes econômicos e de procedimentos específicos”.

Confira também: