O tenor italiano Andrea Bocelli lançará seu novo álbum intitulado “Believe”, que se inspira nas três virtudes teológicas: fé, esperança e caridade.

Em 30 de setembro, o tenor católico Andrea Bocelli revelou em sua conta no Twitter que seu novo álbum estará disponível em 13 de novembro. Segundo informou a revista norte-americana Billboard, especializada na indústria musical, a obra estará sob as gravadoras Sugar Music e Decca Records.

Bocelli disse à imprensa no dia 30 de setembro que "Believe" se inspira no Evangelho, já que em um nível conceitual busca comunicar as três virtudes teológicas do Cristianismo que são "fé, esperança e caridade".

O objetivo do álbum, co-produzido por Steven Mercurio e Haydn Bendall, é mostrar ao mundo, "independentemente da crença religiosa, que essas três [virtudes] são também três chaves extraordinárias que dão sentido e realização à vida de cada um de nós" disse o artista.

De acordo com a Billboard, "'Believe' é uma coleção de canções edificantes que inspiraram Bocelli ao longo de sua vida". Além disso, destacou que entre as obras musicais estão incluídos dois duetos com a também renomada cantora italiana mezzo-soprano Cecilia Bartoli, e um dueto com a cantora e violinista norte-americana "Alison Krauss em 'Amazing Grace'".

O álbum incluirá interpretações da "Ave Maria" e do "Pai Nosso". A este respeito, o artista disse que “não me considero um compositor; porém, sou músico, e às vezes me vêm à mente melodias, com harmonias essencialmente completas”.

“A música bate à porta da minha alma e com muito gosto recebo-a e depois a liberto, colocando-a por escrito”, concluiu.

Andrea Bocelli, que se define como um católico fervoroso e defensor da vida, é reconhecido em todo o mundo por levar a mensagem cristã através da música que executa, e ainda, inspirado por um sacerdote, fundou uma organização de caridade.

Em uma entrevista ao programa “Bel tempo si spera” de 2015, o artista confessou que a sua fé é “fruto da razão” e afirma que para aprofundar nesta virtude, como na matemática ou no piano, são necessários exercícios espirituais como a oração e muito mais.

O tenor italiano, que afirma que a interpretação ou a escuta de música sacra pode ser “uma forma de oração”, apresentou-se em diversos cenários como no Templo Expiatório da Sagrada Família e na Praça de São Pedro, por ocasião do Congresso Nacional da Renovação no Espírito Santo de 2015, onde também esteve o Papa Francisco.

A última apresentação de Bocelli, após sua recuperação da COVID-19, foi realizada no dia 12 de abril, por ocasião da celebração do Domingo de Páscoa, na histórica Catedral Duomo de Milão, Itália. Em maio, o artista confessou que foi infectado pelo coronavírus com a família e que com a esposa doaram sangue para ajudar a encontrar a vacina contra o vírus.

Segundo Decca Records, o concerto virtual gratuito "Music for Hope" (Música para a Esperança) oferecido pelo tenor italiano para espalhar esperança aos italianos e ao mundo em meio à pandemia, comoveu mais de 2,8 milhões de espectadores e foi consagrado como um dos maiores concertos transmitidos ao vivo de todos os tempos.

“No dia em que celebramos a confiança em uma vida que triunfa, sinto-me honrado e feliz em responder 'sim' ao convite da cidade e do Duomo de Milão. Eu creio na força de rezar juntos; creio na Páscoa cristã, um símbolo universal do renascimento que todos, sejam crentes ou não, realmente precisam neste momento”, disse o artista em uma mensagem promocional.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: