A partir de 1º de outubro, é possível venerar os restos mortais de Carlo Acutis, o "ciberapóstolo" da Eucaristia, que será beatificado em 10 de outubro.

O túmulo de Carlo Acutis localizado no Santuário do Despojamento de Assis foi aberto após a Missa presidida pelo Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino e o corpo ficará exposto aos fiéis até 17 de outubro.

Em sua homilia, Dom Sorrentino destacou que “hoje Carlo torna de alguma maneira visível, a beleza de sua presença entre os anjos e os santos. Carlo ajuda-nos a seguir os seus passos para nos converter a Jesus” e acrescentou que “com o coração de Carlo que ardia pela Eucaristia, queremos abrir os nossos corações à graça do Senhor”.

“Carlo foi fiel ao amor de Deus e escolheu Deus como o todo de sua vida. Um propósito breve, como um tweet, mas ardente como um fogo. Não eu, mas Deus”, indicou Dom Sorrentino.

Nesse sentido, o bispo de Assis explicou que abre o túmulo de Carlo "para que seu corpo seja visível a tantos que se sentem atraídos por sua figura e desejam pedir a sua intercessão" e acrescentou que Carlo nos convida a ver com ele "o rosto de Deus” porque “não pede que a nossa atenção se detenha nele, mas é apenas um convite” para que os nossos olhos se voltem para Deus.

Por fim, Dom Sorrentino destacou “Carlo deixou um traço de graça que o faz continuar vivo e trabalhando entre nós” e concluiu que “Carlo é um modelo de santidade na era digital”.

O Santuário do Despojamento em Assis permanecerá aberto de 1º a 17 de outubro, das 8h15 às 22h e em 9, 10 e 11 de outubro até 00h00 para permitir que os numerosos fiéis devotos de Carlo possam venerar seus restos mortais.

No dia 2 de outubro, duas exposições de Carlo Acutis serão inauguradas na Catedral de San Rufino e na de Santa Maria dos Anjos: a dos “Milagres eucarísticos” e a das “aparições marianas”.

À tarde, haverá um evento online dedicado aos jovens com o título: “Bem-aventurado: na escola da felicidade com Carlo Acutis” realizado pela pastoral juvenil regional.

No dia seguinte, alguns bispos italianos farão uma visita às 21h ao Santuário do Despojamento para venerar o corpo de Carlo Acutis.

Na segunda-feira, 5 de outubro, a mãe de Carlo Acutis dará seu testemunho junto com alguns amigos próximos de Carlo. A reunião será moderada pelo diretor da assessoria de imprensa do Santo Convento, Pe. Enzo Fortunato.

No dia 9 de outubro, vigília da Beatificação, será realizada em Santa Maria dos Anjos uma vigília de oração, animada pela pastoral juvenil diocesana e com a presença do Bispo Auxiliar de Milão, Dom Paolo Martinelli e do Presidente da Conferência Umbra Episcopal, Dom Renato Boccardo.

À noite, Assis será uma "cidade eucarística" porque haverá momentos de adoração em várias igrejas do centro histórico.

No sábado, dia 10 de outubro, será a Cerimônia de Beatificação que poderá ser acompanhada por telões em diversos pontos da cidade.

Confira também: