O Cardeal George Pell já se encontra em Roma, onde chegou esta quarta-feira 30 de setembro em sua primeira viagem ao Vaticano desde 2017, quando pediu permissão ao Papa Francisco para deixar seu cargo de Prefeito da Secretaria de Economia e viajar a Austrália para defender-se das acusações de abuso sexual, das quais foi absolvido.

O Cardeal Pell enfrentou o júri devido à acusação de ter abusado sexualmente de um menor quando era Bispo de Melbourne. Depois de uma sentença condenatória, passou 13 meses na prisão em regime de isolamento. Entretanto, a condenação foi finalmente anulada pela Corte Suprema da Austrália depois da apelação do Cardeal e ele recobrou a liberdade.

Durante o tempo que passou na prisão, concluiu seu cargo de prefeito da Secretaria de Economia e, em seu lugar, o Santo Padre nomeou em 2019 o sacerdote jesuíta Juan Antonio Guerreiro Alves.

A volta do Cardeal Pell ao Vaticano se produz pouco depois da renúncia do Cardeal Angelo Becciu como prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, após ser acusado de desvio de recursos durante seu período na Secretaria de Estado e de favorecer empresas de parentes seus na Itália através de contratos.

Durante o tempo em que trabalhou como o segundo homem na hierarquia da Secretaria de Estado vaticana, ainda antes de ser criado Cardeal, Becciu manteve um enfrentamento direto com o Cardeal Pell. Segundo informações da agência em inglês do Grupo ACI, Catholic News Agency (CNA), o Cardeal Pell teria reprimido tentativas de Becciu interferir no trabalho da Secretaria de Economia.

Becciu, como Substituto da Secretaria de Estado, negou à Secretaria de Economia uma auditoria externa, que seria feita pela companhia PriceWaterhouseCooper, a todos os departamentos do Vaticano. Becciu cancelou de forma unilateral a mencionada auditoria, sem consultar com o Papa, e apenas comunicou por meio de uma carta aos departamentos da Cúria que a mesma não ocorreria. Assim, a auditoria solicitada pelo órgão comandado por Pell nunca se realizou.

Desde sua absolvição, o Cardeal Pell não realizou nenhuma declaração pública sobre seu trabalho à frente da Secretaria de Economia, nem sobre as acusações envolvendo o Cardeal Becciu. Entretanto, ao conhecer a renúncia do italiano reagiu à notícia agradecendo ao Pontífice pela firmeza na luta contra a corrupção no Vaticano.

“O Santo Padre foi eleito para limpar as finanças do Vaticano. Ele joga uma partida longa e é preciso agradecer-lhe e felicitá-lo pelos recentes acontecimentos. Espero que a limpeza dos estábulos continue tanto no Vaticano como em Vitória”, escreveu o Cardeal em um comunicado enviado ao grupo ACI em 25 de setembro.

Confira também: