Nesta terça-feira, 29 de setembro, a Igreja celebra São Miguel, São Gabriel e São Rafael e, como em anos anteriores, a Comunidade Shalom promove a já tradicional Festa dos Arcanjos, em Fortaleza (CE); este ano, porém, com limite de pessoas e transmissão on-line, devido à pandemia de Covid-19.

A Festa dos Arcanjos já faz parte do calendário oficial do estado do Ceará e do município de Fortaleza. Em edições anteriores, chegou a ter público de 10 mil pessoas.

Entretanto, por causa da pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social para evitar a propagação coronavírus, neste ano o evento terá capacidade máxima para 300 pessoas e, por isso, foi preciso realizar inscrições, as quais já estão esgotadas.

Mas, para aqueles que não conseguirão estar presentes, poderão acompanhar toda a programação por meio da transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Rádio Shalom AM 690

De acordo com a Comunidade Shalom, neste novo formato, a expectativa é de que o público que acesse a transmissão on-line seja ainda maior do que nas edições anteriores.

A programação da Festa dos Arcanjos acontecerá a partir das 15h, no Shalom da Paz, em Fortaleza, começando com a oração do Terço da Divina Misericórdia; em seguida, às 15h30, haverá a celebração da Santa Missa; às 18h, será feito um Momento Mariano; e finalizará com a Missa, às 19h, presidida pelo idealizador do evento, Padre Antônio Furtado.

Devoção aos Santos Arcanjos

A Igreja Católica celebra os três arcanjos protetores e intercessores: São Miguel, Gabriel e Rafael, os quais estão presentes na Bíblia, desde o antigo testamento, no livro de Gênesis até o Apocalipse.

“São Miguel é o arcanjo que aparece no livro do Apocalipse como o arcanjo das batalhas. É ele quem vence as batalhas para nós. Gabriel é o anjo que proclama que Deus é forte e Rafael é o anjo da cura. Eles nos auxiliam na batalha contra o mal”, indica Pe. Antônio Furtado.

O sacerdote ressalta ainda que, “como diz em Hebreus 1,14: Os anjos são espíritos que foram criados por Deus para nos ajudar na nossa salvação, nos combates da nossa vida”.

A Festa dos Arcanjos, em Fortaleza (CE), foi incluída no calendário oficial do Ceará por meio de lei em 2016. Na ocasião, o então governador Camilo Santana ressaltou que “atualmente, vivemos em uma sociedade de tanta disputa, egoísmo e violência, que nós precisamos alimentar o espírito de solidariedade, fraternidade e paz”.

Além disso, o governador declarou que esta medida era também “um reconhecimento ao trabalho da Comunidade Católica Shalom, que é exemplo no estado, nos país e até no mundo”.

Confira também: