O Papa Francisco se reuniu no Vaticano com o Patriarca e Catholicos da Igreja Apostólica Armênia, Karekin II, e no final do encontro, rezaram juntos pela paz.

O encontro durou 40 minutos e aconteceu no domingo, 27 de setembro, antes que o Santo Padre presidisse a oração do Ângelus.

O encontro estava marcado para 28 de setembro, mas foi antecipado devido aos novos confrontos na área do Cáucaso que fizeram com que o Catholicos Karekin II retornasse à Armênia mais cedo.

Nesse sentido, o Santo Padre rezou após o Ângelus pela paz na região, após assinalar que "chegam notícias preocupantes de confrontos na região do Cáucaso".

“Rezo pela paz no Cáucaso e peço às partes em conflito que façam gestos concretos de boa vontade e fraternidade que possam levar à solução dos problemas, não através do uso da força e das armas, mas pelo diálogo e as negociações. Rezemos juntos, em silêncio, pela paz no Cáucaso”, disse o Papa.

Por sua vez, o Patriarca da Igreja Apostólica Armênia, Karekin II, disse à ACI Stampa (Agência em italiano do Grupo ACI) que conversou com o Papa sobre a agressão do Azerbaijão, realizada também com drones contra a população civil. “Utilizaram todos os tipos de armas contra a pacífica população Armênia, incluindo helicópteros e artilharia. As cidades e povoados de Artsakh estão sob ataque, incluindo a capital, Stepanakert” com vítimas na população próxima também e o Papa Francisco “expressou sua preocupação e dor”.

Além disso, o Catholicos Karekin II destacou que espera que “os meios internacionais reflitam e tenham um julgamento correto sobre a situação criada para restabelecer a justiça”.

Neste sentido, Karekin II sublinhou que pediu ao Papa “que levante a sua voz para que a justiça e a paz sejam restauradas” e disse que encerraram o encontro “rezando juntos pela restauração da paz”.

Por último, o Patriarca da Igreja Apostólica Armênia disse que existe uma estreita cooperação com a Igreja Católica por meio da Congregação para as Igrejas Orientais e com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e que atualmente têm um programa de intercâmbio de estudantes nas Universidades Pontifícias, bem como intercâmbio de visitas entre jovens sacerdotes da Igreja Apostólica Armênia e da Igreja Católica Romana.

Publicado originalmente em ACI Stampa.

Confira também: