A comunidade católica nos Estados Unidos une forças para continuar ajudando as pessoas afetadas pelos incêndios florestais que afetam a costa oeste do país desde agosto.

Califórnia, Washington e Oregon são os estados mais afetados. Até o momento, há pelo menos 35 pessoas mortas como resultado dos 1.100 incêndios que ocorreram, um número considerado pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, como "sem precedentes".

Como resultado da tragédia, milhões de hectares foram queimados, milhares de bombeiros estão em perigo em seus esforços contra as chamas e milhares de moradores foram forçados a abandonar suas casas, incluindo algumas paróquias e instalações católicas. Diante disso, paróquias locais, dioceses e instituições de caridade católicas estão se mobilizando para ajudar.

Uma das instalações afetadas foi o Centro de Conferências e Retiros “St. Benedict Lodge” da Arquidiocese de Portland (Oregon), uma instalação de 70 hectares que oferecia retiros aos moradores da área. Em 8 de setembro, um telefonema ordenou que padres, funcionários e todos os residentes evacuassem a área imediatamente, frente à ameaça de incêndio de Holiday Farm.

Pe. Kieran Healy e o Pe. David, sacerdote dominicano com doença de Alzheimer, foram para Bend, Oregon, para se estabelecer na Igreja de St. Francis, uma paróquia arquidiocesana. “O céu está cheio de fumaça; a qualidade do ar é péssima”, disse o primeiro.

Embora a eletricidade e os telefones celulares tenham sido cortados, os sacerdotes puderam se comunicar por rádio com outro irmão dominicano que permaneceu no centro. Ele lhes informou que, embora o fogo tenha passado a poucos quilômetros da moradia e destruído casas, os ventos foram favoráveis ​​e sua residência estava segura por enquanto.

O diácono permanente Leonard Soper, aposentado após 30 anos de ministério ativo, destacou que durante o alerta que receberam dos dominicanos, "tivemos apenas 5 minutos para sair”.

Soper disse que sua casa foi salva do incêndio, mas a casa de um vizinho, a apenas 90 metros da dele, foi destruída. Indicou que apesar de viver quase 25 anos naquela área, "nunca tínhamos experimentado algo assim antes".

“Agradeço a Deus por ter familiares e amigos que podem nos ajudar”, disse, indicando que é possível que depois de quatro semanas e três meses eles possam voltar para casa.

Por sua vez, Pe. Michael Fones, Vigário Provincial de Pe. Kieran, disse que “o incêndio de Holiday Farm foi devastador para nossos amigos ao longo do rio McKenzie e agradecemos aos bombeiros que estão arriscando suas vidas para combater o incêndio. Estamos fartos de que toda a bela terra florestal tenha queimado e acredito que não será recuperada enquanto eu estiver vivo”.

No centro do estado de Washington, vários incêndios dizimaram comunidades nas áreas de fronteira com as dioceses de Yakima e Spokane. Os piores incêndios ocorreram em Pearl Hill e Cold Springs e a comunidade mais afetada foi Bridgeport.

Entre as propriedades destruídas estava uma comunidade de casas móveis que abrigava muitos fiéis latino-americanos pobres da paróquia de St. Anne, a única paróquia em Yakima onde a Missa era celebrada exclusivamente em espanhol. Cerca de 10 famílias ficaram desabrigadas.

Pe. Roy Gutiérrez, pároco de St. Anne, ofereceu todo o consolo que pôde e facilitou a entrega de suprimentos básicos à comunidade. O bispo de Yakima, Dom Joseph Tyson, foi a Bridgeport para oferecer uma Missa pelos deslocados após os incêndios. Além disso, a diocese ofereceu apoio financeiro por meio de um fundo de ajuda para essas emergências, criado em 2015.

“Esta é uma comunidade pobre, mas resistente. Falo com eles para dar os meus pêsames, mas, apesar de suas perdas, respondem: 'Graças a Deus, ainda estou vivo'”, disse Dom Tyson. Quando o Prelado chegou pela primeira vez na área, a água e a eletricidade já haviam retornado e os moradores já haviam começado a reconstrução.

Caridades Católicas do Centro Washington, uma organização que atende a Diocese de Yakima, enviou uma equipe com doações de água, travesseiros, cobertores e fraldas. Becki Lambert, uma das responsáveis, disse que “foi nosso primeiro esforço de ajuda emergencial. Traremos suprimentos adicionais conforme necessário".

A Diocese de Sacramento, no norte da Califórnia, também sofreu vários incêndios, sendo o August Complex, na Floresta Nacional de Mendocino, um dos mais graves. Embora não esteja ameaçada pelo incêndio, a paróquia de Santa Monica em Willows é uma das igrejas mais próximas do incidente e serve como um local de distribuição de suprimentos para as pessoas afetadas.

O administrador paroquial, Pe. Michael Estaris, disse que "a qualidade do nosso ar está péssima". Devido à quarentena pela pandemia, as Missas devem ser celebradas somente ao ar livre, “apenas nos dias bons podemos celebrar a Missa. Com toda a cinza e fumaça que tivemos, faz com que permanecer ao ar livre seja pouco saudável e perigoso”.

Outras paróquias de Sacramento tiveram experiências piores. A Igreja de Santo Tomé Apóstolo, em Oroville, localizada perto do incêndio do North Complex, cancelou todas as Missas e outras atividades paroquiais. Nenhuma igreja queimou nesta zona, mas nem todas estão seguras

A missão da paróquia de Santa Maria da Montanha, administrada pela Paróquia Santa Monica, está localizada perto da Floresta Nacional de Mendocino e ainda está em risco.

Dom Tyson disse que os incêndios na Costa Oeste causaram muito sofrimento e que isso levou muitos a se perguntarem por que Deus permite isso. “Volto a Santo Agostinho: Por que Deus permite desastres naturais e tragédias? Porque o bem parece florescer perto do mal. A tragédia oferece a oportunidade de transformar pecadores em santos”, concluiu.

Mais em

Publicado Originalmente no National Catholic Register.

Confira também: