No sábado, 12 de setembro, um jovem que parecia estar sob o efeito de álcool ou drogas roubou o Santíssimo Sacramento e a custódia na qual estava exposto, enquanto alguns fiéis rezavam na paróquia Les Rois Mages (Os Reis Magos) da cidade de Akebe, na Arquidiocese de Libreville no Gabão, África.

“Nossa paróquia foi apunhalada no coração. É algo muito sério e eles realmente nos feriram fortemente”, disse o Pe. Benedict Dieme, pároco de Les Rois Mages, em um comunicado de 13 de setembro.

O sacerdote e membro da Congregação do Espírito Santo disse em seu depoimento que “um homem não identificado, bêbado ou drogado, entrou na capela” e “tomou a custódia, o Corpo de Cristo e colocou tudo em sua mochila”.

“Tudo isto aconteceu na presença de uma mulher e de alguns fiéis que rezavam e que viram o acontecimento sem nos comunicar”, lamentou o sacerdote. "Inclusive, um dos guardas da Igreja pediu ao jovem que fosse embora, sem saber o que estava guardando".

Pe. Dime afirmou que “os sacerdotes e religiosas da paróquia estão chateados e tristes, mas ainda estamos de pé. Por que e quem enviou este criminoso para vandalizar nosso santuário? O que temos que fazer neste momento de pandemia?”, questionou.

O Ministério do Interior do Gabão emitiu um comunicado “condenando, da forma mais veemente possível, este acontecimento isolado” e garantiu ao clero que será efetuada a respectiva investigação.

ACI África, agência do grupo ACI, destacou que o que aconteceu gerou indignação entre os fiéis nas redes sociais. A usuária Samuella Mintsa pediu, por exemplo, “para rezar a Deus por sua misericórdia para com o Gabão e por todos aqueles que participaram deste ato odioso que também é uma vergonha”.

No seu comunicado de 13 de setembro, Pe. Dieme pediu a todos os paroquianos “que se ajoelhem e rezem pela reparação desta falta grave. Nossa paróquia precisa de purificação".

Publicado originalmente em ACI África. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: