No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 16 de setembro, no pátio de São Dâmaso, no Vaticano, o Papa Francisco recordou o sacerdote Pe. Roberto Malgesini, assassinado na terça-feira, 15 de setembro, na cidade italiana de Como.

Pe. Malgesini, de 51 anos, foi morto a facadas em sua residência por um morador de rua com problemas mentais, a quem ajudava.

“Desejo recordar neste momento o Pe. Roberto Malgesini, sacerdote da diocese de Como, assassinado ontem de manhã por uma pessoa necessitada a quem ele mesmo ajudava, uma pessoa com uma doença mental”, disse o Pontífice ao concluir a catequese.

O Papa uniu-se “à dor e à oração dos seus familiares e da comunidade de Como e, como disse o seu bispo, ‘louvo a Deus pelo seu testemunho, isto é, pelo martírio, desta testemunha da caridade para com os mais pobres’. Rezemos em silêncio pelo padre Roberto Malgesini e por todos os sacerdotes, freiras, leigos, leigas que trabalham com os necessitados e descartados pela sociedade”.

Pe. Roberto Malgesini era especialmente conhecido na cidade de Como por seu trabalho em prol dos mais necessitados e, em particular, dos migrantes.

Em um comunicado divulgado pela Diocese de Como, na qual Pe. Malgesini estava incardinado, o bispo, Dom Oscar Cantoni, destacou que “a Igreja de Como está orgulhosa pelo testemunho de um sacerdote que deu a vida por Jesus através dos últimos”.

Confira também: