Por ocasião da Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, celebrada na segunda-feira, 14 de setembro, as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora das Dores (cuja festa é celebrada neste dia 15 de setembro) percorreram algumas ruas de Salvador (BA) em carreata.

Esta foi a segunda ocasião neste ano em que a imagem do Senhor do Bonfim saiu em carreata. A primeira ocorreu no dia 3 de abril, com a finalidade de rezar pelo fim da pandemia de coronavírus. Até então, esta imagem havia saída às ruas da capital baiana em diferentes momentos difíceis vividos pela população, como epidemias e guerras.

“O evento é comemorativo pela Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, quando desejamos aproveitar o ensejo da pandemia e levar um pouco de paz e consolo às famílias e às pessoas durante este isolamento social. O Senhor do Bonfim fala direto ao coração do povo baiano, tão religioso e fraterno”, afirmou o pároco da Paróquia Santa Cruz, Pe. Lázaro Muniz.

"Glória a ti nessa altura sagrada. És o eterno farol, és o guia. És, senhor, sentinela avançada. És a guarda imortal da...

Publicado por Paróquia Santa Cruz em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A carreata teve início após a Missa de abertura, durante a qual se rezou pelos paroquianos e devotos falecidos por Covid-19 e outras causas.

À noite, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, presidiu a Santa Missa, quando ressaltou que nesta solenidade, “nosso olhar se volta para a Cruz de Jesus com louvor, com ação de graças, com gratidão”, pois “Jesus nos amou a ponto de doar inteiramente sua vida por nós; Jesus, na cruz, nos dá a prova maior de amo que Deus tem por nós”.

“A cruz de Jesus é sinal do amor, da misericórdia, mas é sinal também da fidelidade de Cristo, sinal de que Cristo é fiel. Ele amou até o fim, como lembramos com o tema desta noite”, disse recordando o tema da festa, “Antes demandar amar, Ele nos amou”.

O Purpurado reforçou que Jesus “não amou por um momento”, mas “amou até o fim”. “Na hora da cruz Ele expressa esse amor e Ele continua a nos acompanhar com este amor, com esta misericórdia”, expressou.

Confira também: