Desde o mês passado, quem visita a cidade de Taquarana (AL) tem agora um gigante monumento religioso para conhecer: uma cruz de 17 metros de altura, construída em homenagem à Padroeira local, a Santa Cruz.

Pessoal, confere aí como tá ficando legal este Crucifixo lá na cidade de Taquarana, próximo à Arapiraca. Tal obra de...

Publicado por Diocese de Penedo - Alagoas em Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O crucifixo gigante foi inaugurado em 24 de agosto, dentro das festividades de emancipação política do município.

Ao citar o jovem escritor Emanuel Varela, a Diocese de Penedo – a qual engloba e cidade de Taquarana – explicou em seu Facebook: “é sabido e ressabido por todos que foi no entorno da igreja Matriz de Taquarana, que a sede do município se originou e se desenvolveu. Ora, a história de Taquarana, de certa forma, muito se confunde com a história de nossa padroeira. Na verdade, até caminham juntas”.

Por sua vez, o Santuário da Santa Cruz, de Taquarana, indica em seu Instagram que este monumento é “um grande presente, tendo em vista que em 2021 a igreja celebrará 200 anos da construção da capela, a qual passou a ser a paróquia e hoje é considerada um santuário, onde recebe pessoas de todo o Brasil e possui uma das maiores festa de Alagoas”.

Segundo Varela, citado pela Diocese de Penedo, “ao logo dos duzentos anos de história do Madeiro de Cristo em terras taquaranenses muitas famílias foram educadas para entender que a Cruz simboliza as duas direções que se cruzam do mandamento do amor: o amor de Deus na direção vertical e o amor ao próximo na direção horizontal. A Cruz nos acompanha desde a mais tenra idade como forte lembrança da maior prova de amor de Deus por nós: a entrega de Seu Filho único pela vida do mundo”.

O escritor ainda pontua que “foi dentro desse contexto educativo que nos tornamos uma comunidade de paz e de bem. Assim, será uma justa homenagem a esse povo cristão, fundacional e desenvolvimentista do nosso território”.

A COMUNIDADE TAQUARANENSE SERÁ AGRACIADA COM UM BELÍSSIMO CRUCIFIXO No próximo dia 24 de agosto, dentro das...

Publicado por Diocese de Penedo - Alagoas em Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A Gloriosa Santa Cruz está localizada na Praça Alto da Santa Cruz, às margens da rodovia AL 110, em um dos acessos à cidade, e trata-se de uma antiga reivindicação da população.

O monumento possui 17 metros de altura, sendo 3 metros de base mais 14 metros do crucifixo. É uma obra feita om fibra de vidro (resinado)  pelo artista plástico Regivaldo da Silva Santana.

Segundo assinala a Diocese de Penedo, “tal obra é uma cópia de uma imagem de madeira que encontra-se na Casa Paroquial, na posse do Padre Jackson, autor da sugestão”.

Anualmente, a festa da Santa Cruz, no Santuário de Taquarana, é celebrada entre 24 de abril e 3 de maio, dia em que a Igreja recorda a Descoberta da Santa Cruz. Entretanto, como este ano não foi possível realizar, devido à pandemia de Covid-19,a festividade será celebrada no próximo dia 14 de setembro, por ocasião da Exaltação da Santa Cruz.

Haverá a novena de 11 a 13 de setembro e, no dia 14, às 15h30 sairá a procissão do Santuário rumo à Praça Alto da Santa Cruz, onde se encontra o novo monumento, onde será realizada a Missa solene.

Confira também: