Nesta terça-feira, 8 de setembro, dois desconhecidos entraram na Catedral St. Catherine of Alexandria em Ontário (Canadá) e roubaram o sacrário de aço que continha as hóstias consagradas.

Em entrevista ao NewsTalk 610 CKTB, o Bispo de St. Catharines, Dom Gerard Bergie, destacou o valor especial das hóstias e, por isso, pediu às duas pessoas que levaram o sacrário que possam devolvê-lo com o seu conteúdo.

“O tabernáculo pode ser substituído. É o conteúdo (...) o que é tão precioso para nós. Isso é insubstituível”, disse o Prelado.

As imagens das câmeras de segurança da catedral registraram duas pessoas, presumivelmente um homem e uma mulher, entrando na igreja aproximadamente às 4h30 (horário local).

Ambos roubaram um sacrário de aço com portas de bronze junto com as hóstias consagradas que estavam lá dentro.

Dom Bergie indicou que é provável que os ladrões tenham confundido o material do tabernáculo com ouro, ou talvez tivessem uma intenção mais nefasta ao roubar as hóstias.

O Prelado acrescentou que espera que o Santíssimo Sacramento não seja danificado e que as pessoas que realizaram o furto “percebam que não tem valor monetário e possam devolvê-lo”.

"Caso devolvam, não lhes faremos nenhuma pergunta", assinalou.

Além disso, afirmou que nos últimos meses muitas pessoas se acostumaram a rondar pela catedral.

"Ainda ontem, o homem que cuida da catedral disse que notou dois meninos que ficaram o dia todo do lado de fora dormindo e comendo", afirmou. "Não sei se estão envolvidos, é difícil confirmar", acrescentou.

O reitor da catedral, Pe. Donald Lizzotti, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que os ladrões abriram a tampa que estava no tabernáculo de metal com um pé-de-cabra, retiraram as portas e, finalmente, retiraram-no do altar.

O Pe. Lizzotti acrescentou que a polícia não encontrou impressões digitais no local e acredita que os ladrões limparam o local do crime.

Do mesmo modo, afirmou que a diocese entrou em contato com os ferros-velhos na área e os informou sobre o roubo, para que possam ajudá-los na busca pelo sacrário.

A Catedral St. Catherine of Alexandria foi vítima de vários casos de roubo e vandalismo durante suas reformas em 2019, como o roubo de postes de luz de bronze e cobre quase um ano atrás.

Pe. Lizzotti duvida que o roubo do tabernáculo esteja relacionado com os incidentes de 10 de setembro de 2019, pois o responsável foi detido após tentar vender o metal a um ferro-velho. Após o roubo, várias câmeras de segurança foram instaladas dentro e fora da catedral.

Atualmente, medidas adicionais foram tomadas para garantir a segurança da igreja.

“Colocamos barras transversais nas portas. Portanto, não podem arrombá-la, a menos que quebrem a madeira completamente”, acrescentou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em