Diante da passagem do furacão Laura, os católicos de Lake Charles, na Louisiana (Estados Unidos), agradeceram a Deus porque os danos foram menores do que o esperado e asseguram que por causa das correntes de oração várias vasas ficaram intactas.

Em 27 de agosto, o furacão Laura se tornou uma tempestade de categoria 4, que deixou 800 mil casas sem eletricidade em Louisiana, Texas, Arkansas e Mississippi. A água ultrapassou os três metros de altura e causou danos consideráveis ​​à estrutura de muitos edifícios.

O sistema elétrico e as instalações de água da cidade estão danificados, as árvores e os cabos elétricos caíram e estão impedindo a entrada dos caminhões de ajuda, e os vidros de vários edifícios explodiram.

A bolsista da Fraternidade de Estudantes Católicos Universitários (FOCUS) da Universidade Estadual de McNeese, Mary Caitlin Spinig, indicou que deixou a cidade com um grupo de cinco pessoas em direção a Biloxi, Mississippi, fugindo da tempestade, que originalmente seria de escala 2.

Spinig indicou que naquela noite todos foram dormir “pensando que na manhã seguinte não sobraria nada de Lake Charles”, no entanto, o nível de inundação foi inferior aos 6 metros inicialmente previstos.

“O furacão ficou na cidade apenas seis horas e, embora tenha feito alguns estragos, a maioria dos prédios ainda estava lá pela manhã. Um dos meteorologistas notou que a onda de tempestade estava se dirigindo para Louisiana, mudou para o leste e desapareceu. Para mim, esse era o Senhor”, destacou.

Spinig acrescentou que sua casa ficou intacta, mas nas proximidades uma antena de televisão caiu e alguns edifícios tiveram os seus tetos destruídos.

“Temos uma estátua de São Francisco que ainda estava de pé depois que o furacão passou. Uma enorme árvore caiu na frente do meu carro e saiu o adesivo do Sagrado Coração de Jesus do para-choques. Foi como se tivesse um campo de força ao redor da minha casa”, assinalou.

A autora e conferencista católica Katie Prejean McGrady indicou que, como é tradição em sua família, deixou um terço na maçaneta de sua casa antes de evacuar a cidade devido à proximidade do furacão.

McGrady assinalou que quando seu marido voltou para revisar a situação de sua casa, percebeu que, apesar das árvores e telhas caídas, sua casa estava bem e o terço ainda estava intacto na porta.

Em frente à casa de Amber e Matt Moseley, que são missionários de FOCUS, há uma estátua de Maria de plástico preenchida com areia.

"Temos destroços por toda parte, mas a estátua de Maria não se moveu", disse Amber Moseley.

Para os cidadãos de Lake Charles, o fato de os estragos causados ​​pela tempestade não terem sido piores e a enchente não ter sido maior, foi uma resposta à enorme onda de orações que realizaram por dias antes da chegada do furacão Laura.

Ajuda na reconstrução

Muitos vizinhos estão se ajudando para consertar os telhados de suas casas ou emprestando materiais de carpintaria e escadas para os necessitados.

Amber Moseley indicou que estão fazendo o trabalho entre si, pois demoraria muito para esperar a chegada de apoio devido às chuvas contínuas.

"Meu marido, Matt, colocou lonas nos telhados e está ajudando seus amigos a limparem o dia todo", acrescentou.

Da mesma forma, a Catholic Charities de Lake Charles, liderada pela Irmã da Misericórdia, Miriam MacLean, concentrou-se na ajuda humanitária após o furacão.

Durante o ano, a organização administra um banco de alimentos, fornece ajuda para aluguel e para os serviços públicos e leva atendimento médico aos necessitados.

“Catholic Charities em Lake Charles está fornecendo comida e água para as pessoas. São um pilar para a nossa comunidade”, disse McGrady.

Mais em

As paróquias da cidade também incentivaram os católicos a estenderem a mão aos vizinhos e familiares para lhes oferecer ajuda.

Publicado originalmente em National Catholic Register. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: