O Papa Francisco fez um telefonema surpresa ao Bispo de Pemba (Moçambique), Dom Luiz Fernando Lisboa, na manhã de quarta-feira, 19 de agosto, e “expressou a sua proximidade” ao Prelado e “ao povo da região de Cabo Delgado”, que vem sofrendo com a perseguição de grupos armados.

Dom Luiz Fernando Lisboa, que é brasileiro, contou que o Santo Padre tem acompanhado os acontecimentos na província “com grande preocupação e que está constantemente rezando” por esse povo.

“O Santo Padre também me disse que se houvesse algo mais que ele pudesse fazer, não devemos hesitar em pedir-lhe. Ele está pronto a caminhar conosco”, afirmou.

O Bispo de Pemba disse ainda que exprimiu ao Pontífice sua “profunda apreciação pelo gesto do telefonema” e aproveitou também para agradecer por ter rezado por Cabo Delgado durante a Bênção Urbi et Orbi, no Domingo de Páscoa.

“Disse-lhe que a sua referência à crise humanitária na nossa província fez com que outras pessoas também tomassem conhecimento da nossa situação. Começamos a ver mais congregações, algumas organizações (humanitárias), indivíduos – tanto locais como externos – começando a ajudar na nossa situação. Eu disse: Santo Padre, o senhor colocou Cabo Delgado no mapa do mundo. E ele simplesmente comentou em italiano, ‘Che bello!’ (Que lindo!)”.

Os ataques de grupos radicais em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tiveram início em 2017. Segundo a Fundação Pontífice Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), estima-se que mais de 1.100 pessoas tenham sido brutalmente assassinadas, centenas estejam desaparecidas e mais de 200 mil se encontrem deslocadas. Grupos extremistas ligados ao Estado Islâmico (ISIS) têm reivindicado os ataques.

Em 12 de agosto, jihadistas atacaram a cidade portuária de Mocímbua da Praia. O ataque foi reivindicado por membros do grupo conhecido localmente como Al-Sunna wa Jama’a (ASWJ), filiado ao Estado Islâmico.

Em Mocímbua, duas religiosas da Congregação de São José de Chamberry estão sem contato com Dom Luiz Fernando Lisboa e a Diocese de Pemba.

O Prelado conversou com o Papa Francisco sobre esta situação. “Disse ao Santo Padre sobre a vila portuária de Mocimboa da Praia que foi tomada pelos jihadistas e de como não tivemos notícias de duas Religiosas nossas naquela cidade”, afirmou.

Segundo ele, “ao ouvir a notícia, o Papa exclamou: ‘Que tristeza!’. O Papa prometeu rezar por esta intenção”.

Além disso, Dom Luiz Fernando Lisboa contou que, “no momento de concluir a chamada, o Papa recordou a sua visita a Moçambique, no ano passado, e disse que mesmo enquanto percorria o nosso país, Cabo Delgado estava muito presente nos seus pensamentos”.

De acordo com o Bispo de Pemba o Pontífice o “encorajou a entrar em contato com o Cardeal Michael Czerny (do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral) para obter ajuda e assistência humanitária”.

“Pela minha parte, assegurei ao Santo Padre a nossa proximidade ao seu ministério, através da oração. Eu disse-lhe que rezamos por ele, todos os dias. Em resposta, ele me disse em espanhol: ‘Adelante!’ (Para frente!). Por fim, para encerrar a conversa, o Papa abençoou o povo de Cabo Delgado e também todos os moçambicanos ”, conclui Dom Luiz Fernando Lisboa.

Confira também: