A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) fez um chamado à paz e pediu pelo descanso eterno dos 13 jovens assassinados nos dias 11 e 15 de agosto nas cidades de Cali e Samaniego.

Por meio de um comunicado, os bispos expressaram sua "profunda angústia e preocupação" com os massacres no país e expressaram sua proximidade com as famílias dos jovens assassinados.

“Rezamos a Deus pelas vítimas e expressamos a nossa proximidade e solidariedade às suas famílias, aos habitantes das cidades onde ocorreram estes crimes e às comunidades eclesiais da Arquidiocese de Cali e da Diocese de Ipiales”, acrescentaram.

Segundo informa a mídia local, em 15 de agosto, oito jovens foram mortos por um grupo de homens armados em Samaniego, enquanto conversavam em uma casa.

O governador de Samaniego, Jhon Rojas, disse à Revista Semana que o município enfrenta uma onda de violência que nos últimos dois meses registrou o assassinato de 20 pessoas.

Isso se soma à descoberta de cinco corpos na semana passada em um canavial no bairro Llano Verde, em Cali.

Segundo a revista Semana, os jovens foram identificados como Juan Manuel Montaño, Jean Paul Perlaza, Álvaro José Caicedo, Jair Andrés Cortéz e Leyder Cárdenas, que “tiveram golpes, arranhões nos braços, facadas no pescoço e golpes fatais na cabeça”.

O ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, anunciou a militarização do entorno do bairro onde ocorreram os fatos. Da mesma forma, as autoridades oferecerão até 200 milhões de pesos colombianos (cerca de 53 mil dólares) por informações que revelem o paradeiro dos assassinos.

Os prelados lamentaram que esses eventos se somam a “ameaças a indivíduos e comunidades, aos assassinatos de líderes sociais e ex-combatentes das FARC-EP e aos confrontos armados para o controle das rotas do narcotráfico”.

Lembraram que o direito fundamental à vida é sagrado e inviolável e classificaram o homicídio como um crime gravíssimo contra as pessoas e a sociedade.

Os bispos destacaram que a população vem sofrendo “a miséria, a falta de oportunidades e a violação de seus direitos fundamentais” devido ao aumento da violência.

Da mesma forma, os prelados aderiram ao apelo do Papa Francisco para um cessar definitivo das ações violentas e confrontos "que agravam a crise humanitária que se vive no país por conta da pandemia".

“Convocamos mais uma vez todo o povo colombiano a se comprometer, com unidade e coragem, na defesa da vida, na tarefa da reconciliação e da paz e na construção de um projeto comum para o país”, acrescentaram.

Por fim, os bispos exortaram o Governo a “garantir proteção efetiva e atenção integral às comunidades que sofrem com mais rigor as consequências da violência, assim como a continuar avançando na implementação dos Acordos de Paz”.

“Convidamos a comunidade católica a intensificar a oração para que Deus conceda ao nosso país o dom inestimável da paz e que sejamos todos artesãos da reconciliação”, concluíram.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em