Em 9 de agosto, um grupo de arqueólogos anunciou a descoberta de uma antiga igreja octogonal e algumas moedas que datam do século IV na cidade de Tyana, em Kemerhisar (Turquia).

 

Em declarações à Agência Anadolu (AA), o chefe do comitê de escavação e professor do Departamento de Arqueologia da Universidade de Aksaray, Osman Doganay, destacou que a descoberta da igreja octogonal é muito importante porque o tamanho do edifício de forma octogonal o torna único em seu tipo na região da Capadócia.

“A descoberta mais importante das escavações que realizamos é a igreja de planta octogonal. Há poucos exemplos em Anatólia”, acrescentou.

Doganay assinalou que as moedas também desempenham um papel importante na pesquisa da cidade de Tyana, ao fornecer informações sobre a data em que a igreja e outros edifícios na área foram construídos.

“Acreditamos que as moedas datam do início do século IV d.C. Portanto, temos evidências de quando as fortificações e aquedutos foram construídos”, acrescentou.

Também destacou que as escavações em Tyana começaram em 2001, sob a supervisão de uma equipe italiana, e que foram descobertos aquedutos, piscinas e termas romanas, entre outras estruturas, cuja construção data de quatro mil anos atrás.

Doganay indicou que as escavações foram retomadas este ano com a permissão do governo turco e novas medidas de segurança foram implementadas para evitar a propagação do coronavírus.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: