Aqui explicamos como você pode oferecer uma Missa enquanto ajuda a apoiar o trabalho de um sacerdote missionário em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade em todo o mundo.

A Fundação Pontifícia ACN Internacional promove o projeto “Doe uma Missa”, que permite aos fiéis solicitar a celebração de Missas em igrejas localizadas em zonas de missão, onde os seus sacerdotes não têm acesso a apoio financeiro e dependem das doações para subsistir e cumprir sua missão.

“Solicitar a celebração de Missas através da ACN Ajuda a Igreja que Sofre não é apenas uma forma de pedir por suas intenções, é também uma outra forma de ajudar os sacerdotes e missionários que vivem ou trabalham em países e regiões muito pobres e com muita necessidade material e espiritual”, assinalou ACN.

Graças aos estipêndios da Missa, os sacerdotes missionários podem cobrir as suas necessidades básicas, principalmente alimentação, assistência médica e medicamentos. No caso dos sacerdotes idosos, as doações são sua única fonte de renda, que utilizam para seu sustento.

Da mesma forma, as doações econômicas permitem que esses sacerdotes "sirvam a sua comunidade católica, possam atendê-la espiritualmente e gerar inúmeras obras de misericórdia ao seu redor".

Em 2019, foram arrecadados mais de 12 milhões de euros em doações que conseguiram ajudar os mais de 40 mil sacerdotes que vivem em áreas de missão e, além disso, mais de 1 milhão de Eucaristias foram celebradas em igrejas necessitadas em todo o mundo.

Este ano, ACN visa continuar fomentando a celebração da Eucaristia e ao mesmo tempo continuar apoiando a obra missionária e a subsistência dos sacerdotes missionários.

Maria José Albert, uma das voluntárias e beneficiárias do projeto “Doe uma Missa”, disse que lhe deu uma grande paz saber que um sacerdote ofereceu uma Missa todos os dias pela cura da doença de seu irmão, chamado Javier. "Com uma pequena ajuda, é possível fazer muito”, disse.

Por outro lado, alguns sacerdotes quiseram expressar a sua gratidão aos fiéis que os ajudam todos os anos em sua missão sacerdotal.

«Agradeço vocês pela ajuda prestada à minha diocese nos últimos anos, especialmente pelos estipêndios de Missa que são, às vezes, a única ajuda que recebem nossos sacerdotes para a sua subsistência”, disse o Bispo da Ucrânia, Dom Maksymiliam Leonid.

“O apoio recebido ajuda-nos a visitar comunidades cristãs, famílias com crianças, jovens e adultos. Graças a vocês, podemos continuar entregando a vida por tantas almas que o Senhor nos confiou para pastorear”, disse Pe. Jesús Mª Aristín, do Peru.

A fundação pontifícia também nos encoraja a seguir o apelo do Papa Francisco, que afirma que "quando a doação generosa aos outros se torna o estilo de nossas ações, damos graças ao Coração de Cristo e nossos corações se inflamam"

ACN foi fundada em 1947 como uma organização católica de ajuda aos refugiados de guerra, que depois, em 2011, foi reconhecida como uma fundação pontifícia. Sua missão é servir os cristãos perseguidos, discriminados ou carentes materialmente em todo o mundo, a quem ajudam por meio de oração, informação e caridade.

Atualmente, ACN International conta com 23 escritórios em todo o mundo, de onde se realizam campanhas que permitem financiar a cada ano mais de 5 mil projetos pastorais e emergenciais em 145 países ao redor do mundo.

Os interessados em realizar doações podem clicar aqui:

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em