Neste domingo, 9 de agosto, faz 75 anos da explosão da bomba nuclear em 1945 na cidade japonesa de Nagasaki e, da mesma forma que fez em 6 de agosto – mesmo aniversário do ataque nuclear a Hiroshima – o Papa Francisco pediu "um mundo totalmente livre de armas nucleares".

No final da oração do Ângelus no Palácio Apostólico do Vaticano, o Santo Padre recordou que “nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, há 75 anos, ocorreram os trágicos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki”.

"Enquanto recordo com emoção e gratidão a visita que fiz aqueles lugares no ano passado, renovo o convite a rezar e a se comprometer por um mundo totalmente livre de armas nucleares".

Em 24 de novembro de 2019, o Papa Francisco visitou a cidade de Hiroshima no contexto de sua viagem apostólica ao Japão.

No monumento dedicado às vítimas do atentado, o Pontífice condenou o desenvolvimento e o uso de armas nucleares e garantiu que “o uso da energia atômica para fins de guerra é imoral. Seremos julgados por isso"

O ataque norte-americano às cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu em 6 e 9 de agosto de 1945. Dois aviões das forças aéreas dos Estados Unidos lançaram a bomba atômica sobre essas duas cidades japonesas para forçar a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Como resultado do ataque, 246 mil pessoas morreram indiscriminadamente, metade no momento da explosão da bomba e o restante nas semanas seguintes, como resultado da radiação.

Confira também: