A Igreja no Brasil celebra a partir do próximo domingo a Semana Nacional da Família (SNF), que neste ano tem como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15) e contará com programação on-line, por causa da pandemia de coronavírus.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de um evento anual, que já faz parte do calendário das diversas dioceses e paroquias do país.

Esta iniciativa teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente na sociedade. É realizada sempre na segunda semana de agosto, mês vocacional, tendo início com o Dia dos Pais e o domingo em que a Igreja no país celebra a vocação matrimonial.

Conforme recordou o secretário-geral da CNBB e Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, este ano vive-se um momento desafiador por conta da pandemia do novo coronavírus, que tem imposto limites ao agir pastoral “ameaçando e mesmo levando embora tantas vidas”.

O Prelado assinalou que o tema deste ano é adequado para este momento atual. “Eu tomo mesmo a liberdade de compreender o lema do seguinte modo: ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor com pandemia ou sem pandemia, no modo presencial ou no modo virtual’”, declarou, segundo o site da CNBB.

“Isso porque, em qualquer condição uma família que se volta para o Senhor em atitude de fé, atitude traduzida em escuta da Palavra de Deus e no serviço a Deus através do próximo, aqui está um aspecto irrenunciável da nossa fé”, completou.

Por sua vez, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kátia Stolf, exortou a celebrar esta SNF “em nossas casas, a nossa pequena Igreja doméstica”, junto a “nossos filhos, com nossos netos, enfim, com aqueles que convivem conosco”.

“Aproveitemos esse momento especial de graça que Deus está nos dando para realizar e também celebrar a Semana da Família”, convocaram.

Além disso, o casal incentivou a participação da forma disponível, seja nas comunidades, nas paróquias ou nas suas casas, com um grupo de conhecidos on-line. “Que muitos frutos possamos estar colhendo a partir dessa semana”.

Para que as pessoas possam celebrar a SNF de forma virtual, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) fará dois momentos on-line, na abertura e no encerramento dessa semana.

O primeiro será no sábado, 8 de agosto, com um live que contará com a presença do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e formação sobre o tema da Semana Nacional da Família, a partir das 10h, no canal da Pastoral Familiar no Youtube.

André Parreira, sua esposa e seus filhos, da Diocese de São João Del Rei (MG), aprofundarão o tema da SNF. Também participa da transmissão a psicóloga portuguesa Marta Pimenta, que falará sobre “A família no pós-pandemia”.

Já no dia 16 de agosto, a CNPF vai promover a live de encerramento, com foco nas celebrações e trabalhos realizados durante a semana nas diversas comunidades. Os agentes pastorais são convidados a compartilhar fotos e pequenos vídeos em suas redes sociais com a hashtag #semananacionaldafamília. As publicações serão selecionadas e divulgadas durante a live.

Confira também: