Após um período de descanso, nesta quarta-feira, 5 de agosto, o Papa Francisco retomou as audiências gerais que, devido à pandemia de coronavírus, continuarão sendo realizadas na Biblioteca do Palácio Apostólico. Nesta matéria, explicaremos o que são e de que o Santo Padre fala nelas.

Em agosto de 2019, o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR), publicou uma nota na qual explica que "a audiência geral é um importante encontro semanal (quarta-feira) juntamente com o Ângelus (domingos) e as homilias das missas na capela da Casa Santa Marta, além das celebrações do ano litúrgico, e representam o coração espiritual do magistério petrino" ou seja, do Papa.

Em geral, e até antes da pandemia da COVID-19, eram “encontros com pessoas provenientes de todo o mundo, mesmo não católicos, que dão ocasião ao Papa para fazer uma simples, mas profunda catequese sobre a fé cristã”, que pode ser realizado na Praça de São Pedro ou na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Até agosto de 2019, foram 280 audiências do Papa Francisco. Desde então, calcula-se que já realizou mais 30, nas quais o Santo Padre tocou diferentes temas como a oração, as Bem-aventuranças e meditou sobre o livro dos Atos dos Apóstolos.

Em 11 de março de 2020, diante da pandemia de coronavírus que já deixou mais de 700 mil mortos em todo o mundo, realizou-se a primeira audiência geral sem público e da Biblioteca Apostólica do Palácio Vaticano, com transmissão através dos meios de comunicação oficiais do Vaticano.

A Santa Sé tomou esta decisão para evitar aglomerações de público impedindo assim a propagação do vírus.

Nos últimos anos, o Papa também refletiu sobre o Advento, o Natal, a Quaresma, a Páscoa, os sacramentos, as famílias, a esperança, a Igreja, entre outros.

Em sua catequese de 24 de junho, a última antes do período de férias, o Papa Francisco refletiu sobre a oração do Rei Davi, de quem disse “é santo e pecador, perseguido e perseguidor, vítima e carrasco: Davi foi tudo isso.; mas há um fio que dá unidade a tudo o que lhe acontece: é a sua oração. Esta é a voz que nunca se apaga. Quer assuma tons de alegria e confiança, quer os do lamento e contrição: é sempre a mesma oração, só muda a melodia. Assim nos ensina ele a levarmos tudo para o nosso diálogo com Deus”.

"Davi, que conheceu a solidão, na verdade, nunca esteve sozinho! E no fundo este é o poder da oração, em todos aqueles que lhe dão espaço na própria vida. A oração dá-nos nobreza e Davi é nobre porque reza. Mas é um carnífice que reza, que se arrepende, e readquire a nobreza graças à oração”, acrescentou.

O Santo Padre também realizou diversos apelos à humanidade nas audiências gerais. Calcula-se aproximadamente 130. Alguns temas frequentes foram: o diálogo, a paz e a solidariedade, especialmente nestes tempos de crise.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: